<$BlogRSDUrl$>

Monday, October 06, 2003

Apartidário 

Gostava aqui de referir que este blog pretende ser completamente livre de influencias ideologicas de qualquer especie, e apenas reflecte as opiniões pessoais.
Escolher á partida uma ideologia, na minha opinião, é estar a limitar e rotular um conjunto de opiniões que podem ser bastante heterogéneas. Falo por experência, visto que ao longo da minha vida vejo coisas em quase todas as facções partidárias com as quais concordo ou discordo, afinal somos todos humanos e todos buscamos o mesmo. Apenas a forma difere.
Penso que em Portugal a política é vista como um clubismo. Defendemos o nosso partido ou ideologia como se fosse um clube de futebol e tornamo-nos por vezes cegos se existe alguma falha ou incongruência por parte daqueles que apoiamos. Prefere-se atacar os outros com as falhas deles em vez de se corrigirem os próprios erros. Isto gera um ciclo vicioso que, na minha opinião, é uma das causas do descrédito político que há em Portugal.
Gosto, de política, mas não gosto de politiquices. A política é e sempre foi parte essencial da civilização humana, mas defender uma ideologia cegamente leva a mais males que bens. É claro que temos de optar, mas que seja pelas razões certas.
JM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?