<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, January 06, 2004

Novo Album dos Dream Theater 

Qual nao foi a minha surpresa quando andava pela secção de música do Corte Inglés quando vi que havia saído um novo album dos DT(abreviado). O ano passado tinham lançado um duplo album de estudio e não pensei que lançassem um tão rapidamente.

Decidi-me a comprá-lo quanto antes. Chama-se "Train of Thought" e tal como todas as bandas que gosto, comprei-o sem receios de desapontamento. E de facto assim foi. Não posso dizer que seja fã de Heavy Metal, nem de Musica Pop nas suas formas puras, mas gosto seim de bandas que misturem esses e outros elementos de maneira coerente e artística, o que faz com que essas mesmas bandas sejam muitas vezes postas á parte no mercado por não serem de um estilo concreto.

Pode-se dizer que os DT perfilam a estética Progressive Metal, se assim se pode chamar. Um mistura de Genesis dos anos 70 com o Metal e com o Hard Rock.
É o terceiro album que fazem com a mesma formação o que demosnstra uma grande unidade e coesão. Têm deixado a aura do Metal que os caracterizou no início, enveredando mais pelo Hard rock, mas sempre com a onda progressiva, ou seja, musicas de 7 minutos para cima e com arranjos muito complicados e poderosos, onde o virtuosismo musical predomina.

Este album é composto por 7 temas, o mais curto tem pouco mais de 7 minutos e o mais longo pouco mais de 14!. A musica é dominada pela incrível bateria de Mike Portnoy e pela guitarra não menos fabulosa de John Petrucci, mas onde os restantes membros se integram com não menos perícia.

Depois de um album conceitual e de um duplo album, os DT decidiram fazer "apenas" uma colecção de canções...Passaria por vulgar se cada tema não fosse um grande jorro de energia e poder musical que quase esgota a energia de quem o ouve.
Não é um album para todos, e eu próprio reconheço que só sendo um fã há algum tempo e conhecedor do percurso da banda me foi possível apreciar rapidamente este album. No entanto, todos os que gostem de música e apreciem verdadeiros músicos a actuar com força e maestria, vão, nem que seja aos poucos dar valor a este album e a esta banda.

Dia 12 de Fevereiro no Coliseu do Porto lá estarei para os ver.

PS - Bom Ano para todos os que leem este espaço(para os outros caguei né?)
JM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?