<$BlogRSDUrl$>

Monday, February 09, 2004

PERSEU - Parte III 

3ª Parte - A ajuda dos Deuses

Perseu aos ver os dois deuses Atena e Hermes á sua frente ajoelhou-se aos seus pés, mas Atena mandou-o levantar e disse-lhe que estivera a observá-lo e julgou-o digno da tarefa de matar a Górgona. Disse que o ajudaria visto ele ser, tal como ela filho de Zeus, e por isso seu parente. Mandou-o procurar as três Gréias(Enio,Pefredo e Dino), para o nordeste, que o guiariam para a ilha das Ninfas do Oeste(Hespérides), para lá dos pilares de Hércules. Aí, onde nenhum homem tinha jamais ido, ele saberia o caminho para a ilha das Górgonas.

Disse-lhe também que Medusa, a mais jovem das três Górgonas era a única que não tinha nascido Górgona mas que por ter enfurecido os Deuses se tornara uma. As outras duas chamavam-se Euríale e Steno e eram imortais. Para lhes escapar Perseu teria de ter a ajuda dos Deuses. Atena ofereceu a Perseu o seu grande escudo. Hermes ofereceu-lhe as suas sandálias aladas pois o caminho a percorrer era longo, e a sua espada, que tudo cortava ao primeiro golpe. Deram-lhe também uma pele de cabra onde guardaria a cabeça da Medusa pois o seu olhar era mortal mesmo depois de morta.

Assim armado, Perseu ficou confiante e pôs-se a caminho das três Gréias. Voou sobre a Trácia e o rio Danúbio. Encontrou as três Gréias, três velhas com corpo de cisne que apenas tinham um olho e um dente entre as três. Para as forçar a ajudá-lo, Perseu roubou-lhes o olho e perguntou-lhes o caminho para a ilha das Ninfas do Oeste. A contragosto elas disseram-lhe e ele devolveu-lhes o olho. Perseu então voou muitos quilómetros até Gibraltar e os pilares de Hércules. No meio do grande Atlântico encontrou a ilha das Ninfas onde nenhum homem antes chegara.



A Deusa Atena


(continua)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?