<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, March 30, 2004

William Bishop - o maior ás do Canadá 

Bishop nasceu a 8 de Fevereiro de 1894 em Ontario, no Canadá. No início da Primeira Guerra Mundial alistou-se na cavalaria canadiana, mas adoeceu ao chegar a França e em 1916 após muitas estadias em hospitais alistou-se na aviação para se livrar das trincheiras. Começou como observador nos primitivos e perigosos aviões de reconhecimento britânicos BE2. Estes aviões eram muito lentos e vulneráveis aos ataques dos Fokker alemães. Bishop sobreviveu a muitas missões até um acidente de automóvel o retirar de serviço de novo.

Em inícios de 1917 tornou-se finalmente piloto de caça e foi enviado para a Flandres para a Esquadrilha nº 60 do Royal Flying Corps britânico, em Março de 1917. Esta unidade estava estacionada mesmo em frente da Jasta 11 de von Richtofen, e a longevidade média de um piloto novato era de 11 dias.

Na sua primeira missão Bishop abateu um Albatros alemão, um feito de que poucos se podiam gabar. Durante o mês que se seguiu, Bishop revelou-se um piloto agressivo e solitário abatendo mais 20 adversários. No entanto a sua esquadrilha perdeu quase todos os seus pilotos originais e alguns dos que os substituíram.

Tal como Fonck Bishop voava sozinho e atacava de surpresa, e tal como o francês era visto com desconfiança pelos seus camaradas. A 2 de Junho decidiu atacar sozinho um aeródromo alemão, abatendo 3 Albatros que levantaram voo para o atacar. Quando Bishop regressou e contou o que tinha feito os seus colegas não acreditaram, mas os ses superiores condecoraram-o para levantar o moral á força aérea.

Até Agosto de 1917 Bishop atingiu um número impressionante de 47 vitórias. Foi depois envido para a Inglaterra para ser apresentado ás mais altas instâncias. Só em Maio de 1918 é que Bishop regressou aos céus de França, no comando da Esquadrilha nº 85. Aí Bishop consegiu um record ainda mais impressionante. Em apenas 20 dias abateu 25 aviões inimigos, a maior parte das vezes voando sozinho.

A 19 de Junho de 1918 Bishop abateu um avião de reconhecimento alemão sendo depois atacado por 5 caças alemães. Bishop atacou-os de frente abatendo um. Dois outros colidiram e os doois restantes fugiram sendo um deles ainda abatido por Bishop. Depois disparou as suas ultimas balas contra as trincheiras alemãs e regressou á base.

Esse foi o seu ultimo combate pois foi-lhe ordenado que regressasse a Inglaterra para que não morresse em combate. Atingira 73 vitórias.

Bishop morreu em 1956 na Florida.



">



This page is powered by Blogger. Isn't yours?