<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, April 07, 2004

Ernst Udet - o segundo melhor alemão 

Udet nasceu a 26 de Abril de 1896 em Frankfurt. Com apenas 19 anos de idade tornou-se piloto de caça num primitivo Fokker. Conquistou a sua primeira vitória aérea a 18 de Março de 1916 quando atacou sozinho 23 bombardeiros franceses.

Em Junho de 1917 quando voava sozinho foi atacado pelo ás dos ases francês Georges Guynemer com o qual lutou durante 10 minutos até as suas armas encravarem. Num acto de cavalheirismo Guynemer interrompeu o combate e partiu.

Em Outubro de 1917 Udet tornou-se comanadante da Esquadrilha(Jasta) 37 na Flandres, com apenas 21 anos de idade. Em Março de 1918 contava com 20 vitórias e foi convidado por Richtofen para integrar o seu Circo Voador. Na sua primeira missão com eles abteu um avião inimigo mas teve de regressar a casa a 6 de Abril com uma infecção no ouvido. Nesta altura recebeu o mais alto galardão alemão, a Ordem Pour le Mérite.

Udet regressou em Maio tornando-se comandante da Jasta 4. Ele e o seu companheiro Lowenhardt tornaram-se os melhores pilotos alemães em actividade com um ritmo de vitórias impressionante. A 29 de Junho Udet foi abatido e foi um dos primeiros pilotos a salvar-se de pára-quedas em combate.

Durante Agosto de 1918 Udet abateu mais de 20 aviões inimigos. A sua ultima missão foi em 26 de Setembro quando abateu dois bombardeiros americanos mas foi ferido. Acabou a guerra com 62 vitórias.

Udet foi o ás alemão com mais vitórias depois de Richtofen. Depos da guerra foi construtor de aviões, piloto nos filmes de Leni Riefenstahl, e em documentários em África. Participou em concursos de aviação nos EUA e em 1935 juntou-se à Luftwaffe do seu antigo comandante Hermann Goering.

Udet não era nazi, mas ajudou a construir alguns dos mais famosos aviões alemães da Segunda Grande Guerra. Em 1941 dscutiu com Goering e não aguentando a pressão das responsabilidades suicidou-se a 17 de Novembro. Os nazis deram-lhe honras militares e disseram que morrera a testar um novo avíão.



">


This page is powered by Blogger. Isn't yours?