<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, April 13, 2004

Livro - O Silmarillion 

Acabei há uns dias de ler "O Silmarillion" de JRR Tolkien. Estou a escrever aqui sobre ele porque foi mais um daqueles livros que não consegui parar de ler até chegar ao fim. Já tentei ler o Senhor dos Anéis e consegui parar, mas este é realmente apaixonante.

O Silmarillion não é um história com um herói específico mas é o relato geral da história do mundo inventado por Tolkien, desde a sua criação até ao tempo descrito no Senhor dos Anéis. As personagens são os seus deuses, os seus seres as montanhas, os rios, os povos. É como a Bíblia daquele mundo.

Foi publicado já após a morte de Tolkien. O seu filho pegou num conjunto de textos sobre as origens e lendas antigas da Terra Média e compilou-os numa sequência narrativa contínua que deu origem a este livro.

O livro é apaixonante por que nos insere naquele mundo e nos faz acreditar nele. Apaixonandamente seguimos o destino de personagens e povos inteiros. Das intenções de Deuses e senhores do mal, dos caprichos de elfos e homens e dos seus destinos. No pano de fundo temos os silmarils, as jóias que ligam os deuses aos seres que eles criaram e que, a cobiça por eles levará á ruína do mundo.

Um livro que nos faz pensar no mundo real e nos seus mitos, e das suas origens e efeitos na sociedade.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?