<$BlogRSDUrl$>

Thursday, April 15, 2004

Raymond Collishaw - 61 vitórias 

O quinto ás mais bem sucedido da Primeira Grande Guerra foi o canadiano Ray Collishaw. Nasceu em Novembro de 1893 na Columbia Britânica no Canadá. Durante a juventude foi marinheiro na marinha pesqueira canadiana e em 1916 alistou-se na aviação naval britânica(Royal Naval Air Service).

Começou por pilotar aviões de dois lugares mas tornou-se um dos primeiros piloto de caça do RNAS e deu nas vistas em inícios de 1917, mas teve de ir para o hospital por ter congelado a cara durante um voo.

Voltou em Abril assumiu o comando da esquadrilha 10 do RNAS. O seu avião era um Triplano(que depois os alemães copiaram criando ofamoso Fokker TRIPLANO). Entrou em acção durante o período de maior domínio aéreo alemão (Abril de 1917 ficou conhecido para a força aérea britânica como o Bloody April.

Depressa a esquadrilha de Collishaw tornou-se uma das melhores de toda a frente apenas superada pela de von Richtofen. Collishaw enfrentou várias vezes o circo Voador e ele e mais três pilotos obtiveram mais de 80 vitórias em menos de três meses sem sofrerem baixas.

No dia 6 de Julho, Collishaw foi o primeiro piloto a abater 6 aviões no mesmo dia. O seu triplano negro a que deu o nome de "Black Maria" foi um dos aviões que mais vitórias conquistaram durante a guerra.

Collishaw regressou a Inglaterra no final de 1917 mas com a ofensiva alemã de março de 1918 Collishaw regressou a França e tomou o comando da esquadrilha 203, desta vez pilotando um caça Camel.

Durante 1918 Collishaw obteve cerca de 20 vitórias e no fim da guerra tinha 61 confirmadas.

Depois da guerra Collishaw foi um dos muitos pilotos que combateram na guerra civil russa pelo lado dos Brancos contra os bolcheviques, e obteve mais algumas vitórias aéreas.

Collishaw fez carreira na Força Aérea e chegou a Vice Marechal do Ar. Morreu em 1976 na sua cidade natal.

">



This page is powered by Blogger. Isn't yours?