<$BlogRSDUrl$>

Monday, September 06, 2004

Erich Hartmann - o as dos ases 

O piloto de caça que abateu mais aviões na história da aviação foi o alemão Erich Hartmann, com 350 vitórias.

Nascido em 1922 na provincia de Wurttenberg, Hartmann ingressou na Luftwaffe como piloto em 1941 e foi colocado na JG52 em Outubro de 1942, pilotando caças Messerschmidt Bf 109 na frente Russa. Nessa altura decorria a famosa batalha de Estalinegrado que iria ser perdida pelos alemães. Depois disso a Luftwaffe teve de enfrentar a contra-ofensiva russa. Nos céus os russos compensavam o seu amadorismo com uma grande superioridade numérica.
Em inicios de 1943 Hartmann apenas tinha abatido 2 avioes inimigos, mas durante esse tempo desenvolveu algumas tácticas que mais tarde dariam os seus frutos.

Um ano depois, no verão de 1943. Os alemães realizaram uma grande contra ofensiva de tanques em Kursk contra os russos. A JG52 participou nas batalhas aereas. Nessa altura Hartmann contava com cerca de 20 vitórias. A batalha foi uma grande derrota para os alemães mas Hartmann conseguiu abater nada menos que 7 aviões inimigos no dia 7 de Julho. O seu melhor dia ate entao. No fim de Agosto Hartmann atingiu 50 vitórias. Em inícios de Maio Hartmann atingiu as 200 vitórias. Apenas um punhado de pilotos tinha atingido esse número até entao.
Foi apenas o 4º piloto a atingir as 250 vitórias, e quando atingiu as 300, era o único que até entao tinha atingido esse record. A aviação russa no entanto esmagava completamente a Luftwaffe pelo numero, e para os alemães era uma luta desesperada pela sobrevivencia.

Os Russos invadiram a Alemanha e atacaram Berlim. Com 352 vitórias, Hartmann, como outros companheiros seus fugiram para se entregarem aos Americanos e Ingleses. Hartmann aterrou o seu caça Bf 109 no aerodromo Aliado e entregou-se aos americanos quando a guerra terminou. Mas isso não lhe valeu de muito pois os russos exigiram que Hartmann lhes fosse entregue e os americanos assim o fizeram.

Hartmann foi torturado pelos soviéticos e passou 10 anos num Gulag por crimes de guerra. So nos anos 50 é que foi repatriado, reencontrando-se com a sua esposa e mais tarde reingressando na Força Aerea Alemã do pós guerra. Hartmann morreu nos anos 80.

http://www.acepilots.com/hartmann.jpg">




This page is powered by Blogger. Isn't yours?