<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, October 13, 2004

Fokker Triplano 

Este caça alemão da primeira guerra mundial foi imortalizado pelo Barão Vermelho que foi morto num Fokker deste modelo todo pintado de vermelho.
O Triplano(ou Dreidecker) não foi muito famoso em termos de serviço na força aerea alemã. Era o caça mais manobrável que os alemães tinham mas era lento e surgiu numa altura em que os aliados já tinham aviões melhores que o triplano.

De facto a ideia de um caça triplano foi dos ingleses que na primavera de 1917 introduziram o Sopwith Triplane nas suas esquadrilhas navais na Flandres. Estes aviões tiveram grande sucesso e impressionaram os seus adversários alemães que copiaram o desenho. O construtor Anthony Fokker desenvolveu o triplano alemão e entregou os primeiros tres prototipos em finais de Agosto de 1917 ao Circo Voador de von Richtofen. Mas estes prototipos sofriam de deficiencias estruturais e um piloto morreu quando um deles perdeu uma asa em pleno voo e se despenhou.

Richtofen ficou irritado com isto, mas um dos seus pilotos, o jovem Werner Voss adorou o avião e com ele abateu 10 aviões inimigos em 6 dias em Setembro de 1917. O primeiro Triplano a ser perdido em combate foi o de von Richtofen a 15 de Setembro de 1917. Mas nesse dia nao era Richtofen que o pilotava mas sim o seu numero 2, Kurt Wolff visto Richtofen estar de licença. Wolff foi abatido por um caça ingles e foi morto. No dia 23 de Setembro, foi perdido o segundo triplano quando Voss enfrentou sozinho 6 caças inimigos e foi abatido e morto, terminando a sua gloriosa carreira de 48 vitórias.

Vários outros acidentes ocorreram noutras esquadrilhas o que fez com que o Triplano fosse retirado de serviço para corrigir os defeitos.
Só em Março de 1918 eles voltaram ao Circo de Richtofen e a algumas outras esquadrilhas. Richtofen abateu as suas ultimas 9 vitórias e foi morto num a 21 de Abril de 1918. O seu irmão Lothar foi gravemente ferido num em 13 de Março de 1918.

Provavelmente o ás mais bem sucedido com o Triplano foi o tenente Josef Jacobs, comandante da esquadrilha 7. Utilizou o seu Triplano negro desde Abril de 1918 até ao fim da guerra em Novembro, atingindo para cima de trinta vitórias nele, num total de 48 que obteve.

Ao todo foram construídos apenas 300 Triplanos que nos ultimos meses da guerra já haviam sido substituídos pelo superior Fokker DVII. No entanto o modelo entrou no mito por ter sido o ultimo avião pilotado pelo Barão Vermelho.

http://img.thefreedictionary.com/wiki/4/40/Fokker_Dr.I.jpg


This page is powered by Blogger. Isn't yours?