<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, November 02, 2004

Paul Billik 

Billik nasceu a 27 de Março de 1891 na Silésia.
Ingressou na força aérea alemã começando como piloto de aviões de reconhecimento, tornando-se piloto de caça na primavera de 1917.
Ingressou em Abril na Jasta 12, comandada por Adolf von Tutschek, uma das melhores unidades da caça alemãs. A sua primeira vitória ocorreu no dia 30 de Abril de 1917 quando abateu um caça da Força Aérea naval Britânica, pilotado pelo tenente John Malone, um ás de 10 vitórias que morreu.
Em agosto desse ano Billik transferiu-se para a Jasta 7 comandada por Josef Jacobs. Aí conseguiu mais algumas vitórias tornando-se um piloto experiente e mortífero. As suas qualidades foram reconhecidas quando em Fevereiro de 1918 lhe foi dado o comando da recém formada Jasta 52. Billik era nessa altura um ás experiente com mais de uma dezena de vitórias. O seu avião era conhecido por ter uma Suástica na fuselagem, considerada pelos pilotos dessa altura um amuleto de boa sorte.
Na Jasta 52 Billik continuou a sua carreira de sucesso tendo no dia 9 de Março abatido dois caças ingleses, um deles pilotado pelo Major Tilney, o comandante do 40 Sqdn que morreu. A 28 de Março abateu dois caças, um deles pilotado pelo ás inglês John Trollope do 43 Sqdn, de 18 vitórias, que foi capturado.
Billik tornou-se um verdadeiro caça-ases. Em Maio capturou o Major Albert Carter, um ás de 29 vitórias e comandante do 19 Sqdn. A 1 de Junho abateu o Capitão William Cairnes do 74 Sqdn que morreu e no dia 8 de Julho abateu o Capitão Arthur Claydon do 32 Sqdn que também morreu em combate.
Billik também foi abatido algumas vezes. No dia 10 de Agosto de 1918, com 31 vitórias, foi atingido no motor e foi forçado a aterrar em território inimigo sendo capturado ficando em cativeiro até ao fim da guerra. Morreu em 1926 num acidente aéreo na Alemanha.

http://membres.lycos.fr/asduciel/svasti4.jpg




This page is powered by Blogger. Isn't yours?