<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, November 16, 2004

Sopwith Camel 

O Camel foi talvez o mais famoso e bem sucedido caça aliado da Primeira Grande Guerra.
As contabilidades afirmam que o Camelfoi o avião que mais vitórias obteve nos céus desse conflito (perto de 1300). Introduzido em meados de 1917 em algumas esquadrilhas do Royal Flying Corps, o Camel provou ser o avião mais manobrável até então projectado, tendo também grande velocidade.A desvantagem deste avião era o facto de ter controlos muito sensíveis e o minímo descuido do piloto poderia ser-lhe fatal. O spilotos novatos receavam pilotá-los, mas para os pilotos experientes, o Camel suplantava qualquer caça alemão em combate aéreo.
O Camel equipou numerosas esquadrilhas de caça britânicas tanto em França como na Itália contra os Austro-Hungaros e os ases que nele se notabilizaram foram inúmeros. Aqui estão alguns dos mais famosos:

Captain Donald MacLaren (46 Squadron- RAF) - 54 v.
Este piloto canadiano de Ottawa ingressou no 46 Sqdn em Novembro de 1917 e foi o piloto que mais vitórias obteve no Camel, com um total de 54 vitórias até Outubro de 1918.

Major William Barker (66 Squadron/28 Squadron - RAF) 46 v.
Barker foi o segundo maior ás do Camel com 50 vitórias. Também canadiano, começou em França com o 66 Sqdn abatendo 4 aviões inimigos, mas a sua unidade foi transferida para Itália em Novembro de 1917 e aí tomou o comando do 28 Sqdn. Aí Barker voou até Setembro sempre no mesmo caça Camel, que se tornou o avião que mais vitórias obteve na guerra, com um total de 46 vitórias. Com 50 vitórias Barker voltou a França onde começou a voar o Sopwith Snipe, o sucessor do Camel. No dia 27 de Outubro de 1918 Barker foi seriamente ferido quando enfrentou sozinho 60 caças alemães no seu Snipe.

Captain John Gilmour (65 Squadron - RAF) -36 v.
Gilmour era um escoçês que em inícios voou com o 27 Sqdn onde pilotava os obsoletos Martinsyde G100, onde mesmo assim obteve 3 vitórias. Em finais de 1917 ingressou no 65 Sqdn e até Julho de 1918 abateu 36 aviões inimigos com o caça Camel tendo numa ocasião abatido 5 aviões inimigos em 40 minutos.

Captain William Jordan (208 Squadron - RAF)- 39 v.
Jordan era um piloto sul-africano que ingressou na força aérea naval inglesa em meados de 1917. As unidades navais foram as primeiras a receber o Camel por isso Jordan começou desde Julho desse ano a abater aviões inimigos com o Camel. Abateu 8 inimigos em 1917 e conseguiu mais 31 vitórias durante 1918, em que a esquadrilha naval que integrava se tornou o 208 Sqdn da RAF, numa carreira brilhante que totalizou 39 vitórias no Camel.

Captain Joseph Fall (9 Naval Squadron - RNAS)- 28 v.
Fall era outro piloto naval que durante 1917 (de Abril a Dezembro) obteve um total de 36 vitórias sendo que 28 delas foram obtidas no Camel com o 9 Naval Sqdn da Royal Naval Air Service.

Captain Henry Woollett (43 Squadron - RAF)- 30 v.
Woollett era um piloto inglês que obteve um total de 35 vitórias aéreas durante a guerra sendo que 30 foram obtidas no Camel entre Março e Agosto de 1918 com o 43 Sqdn.

Captain Arthur Cobby (4 Squadron - AFC)-29 v.
Cobby foi o melhor ás do Australian Flying Corps. Integrando o 4 Sqdn Australiano que pilotava Camels, em Janeiro de 1918 em França, Cobby obteve um total de 29 vitórias até Agosto desse ano, tornando-se um dos melhores ases deste avião.

-O Barão Vermelho, Rittmeister Manfred von Richtofen, foi a alegada vítima dpo Captain Arthur Brown, um canadiano do 209 Sqdn RAF que assim obteve a sua 10 vitória e ultima em 21 de Abril de 1918.
-As ultimas duas vitórias do Barão Vermelho foram dois Camel a 20 de Abril de 1918, pilotados pelo Major Richard Raymond-Barker(morto) e o Lieutenant Lewis(ferido), ambos do 3 Sqdn RAF.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?