<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, December 28, 2004

TSUNAMI 

Passaram dois dias sobre a maior catástrofe natural do ultimo meio século no nosso planeta.
Um tremor de terra de 8,9 na escala de Richter com epicentro no mar ao larga da ilha de Sumatra na Indonésia provocou um Tsunami (ou onda gigante) que percorreu milhares de quilómetros em todas as direcções e provocou ondas de mais de 10 metros nas costas circundantes que entraram pelas terras dentro sem que nada as detivesse.

Os países mais afectados foram a o país-ilha do Sri-Lanka, a India, a ilha de Sumatra que faz parte da Indonésia, e a Tailândia. Mas as ondas chegaram mesmo a países tão longínquos do epicentro como a Somália, o Qénia e a Tanzânia, na África.

O balanço é assustador. Até ao momento que escrevo contabilizam-se mais de 55 mil mortos no total das zonas afectadas, um terço das quais crianças. Além das populações locais também turistas foram afectados na Tailandia e nas Maldivas, arquiélago que foi completamente inundado pelas ondas.

Até ás 11 horas de hoje o Sri Lanka contava com quase 20 mil mortos, 73 deles estrangeiros.
Na India haviam 10 mil mortos confirmados mas ainda se contabilizavam 30 mil desaparecidos, especialmente nas ilhas do Golfo de Bengala. Na Indonésia contavam-se 15 mil mortos podendo o numero subir acima dos 20 mil. Na Tailândia morreram mais de 2 mil pessoas sendo 700 delas turistas estrangeiros. Na Somália(Africa) morreram centenas de pessoas, na maioria pescadores.

Também se registaram vítimas na Malásia, Maldivas, Birmânia, Tanzânia, Quénia e Seychelles.

As Nações Unidas preparam-se para a maior operação de ajuda humanitária da História da organização.

Os corpos dos mortos encontram-se espalhados pelas ruas. O risco de epidemia é grande e a preocupação é cuidar dos vivos. O número de desalojados ultrapassa um milhão.





This page is powered by Blogger. Isn't yours?