<$BlogRSDUrl$>

Thursday, October 28, 2004

Thomas Falcon Hazell 

Tom Hazell nasceu a 7 de Agosto de 1892 em County Gallway na Irlanda.
Com o início da Guerra em Agosto de 1914, Hazell alistou-se num regimento de infantaria onde esteve até ao Verão de 1916, altura em que foi aceite no Royal Flying Corps.
Treinou-se como piloto em Kent na Inglaterra onde sofreu um grave acidente em Junho desse ano. No entanto recuperou e no início de 1917 foi colocado no Nº 1 Squadron, uma esquadrilha de caça.
Voando caças Nieuport, Hazell abateu o seu primeiro avião inimigo em Março, numa altura em que os Albatros alemães dominavam os céus. No entanto a sua esquadrilha foi relativemente bem sucedida nesse período, e Hazell conseguiu o seu segundo sucesso no mês seguinte.
Foi durante o verão que Hazell se tornou um verdadeiro ás abatendo 6 aviões alemães no mês de Junho antes de ir de licença por três semanas. Regressado em meados de Julho, Hazell continuou a aumentar o seu score juntamente com os seus companheiros de esquadrilha Phillip Fullard e William Campbell. A 16 de Agosto Hazell abateu a sua 20ª vitória sendo então eviado de volta a inglaterra para um período de repouso e para funções de instrutor no centro de treino de Upavon.

Hazell manteve-se nessas funções durante quase um ano até que em Julho de 1918 regressou á frente de combate como Capitão no Nº 24 Squadron desta vez pilotando caças SE5a. Aí revelou-se um piloto mortífero e audaz, empregando a sua experiência de combate e a velocidade do seu avião ao maximo. de 4 de Julho a 4 de Outubro de 1918 Hazel obteve 23 vitórias, sendo 10 delas Balões de observação inimigos, alvos estáticos mas bem defendidos por armas antiaéreas e esquadrilhas inimigas. Numerosas vezes Hazell voltava á base com o seu avião completamente crivado de balas e estilhaços, como revela a citação da sua Distingushed Flying Cross:

"This officer has accounted for twenty seven enemy machines and four kite balloons. On the 8th August he shot down two machines out of control, and destroyed a third in the air. In these combats he was so heavily engaged that all his instruments were wrecked, and only one strand of his elevator control cable was intact. Relentless in attack, Capt. Hazell displays disregard of personal danger in a marked degree." DFC Bar citation, Supplement to the London Gazette, 2 November 1918 "

A 22 de Agosto, uma das suas incursões contra balões alemães foi interceptada pela esquadrilha 4 comandada pelo ás dos ases alemão Ernst Udet. Udet atacou o avião de Hazell que mesmo assim se atirou a uma balão e o destrui com Udet no seu encalço. Udet não desistiu e perseguiu Hazell durante 10 minutos a altitude zero sob um calor tórrido. Udet atingiu o SE5a sendo depois atacado pelos companheiros de Hazell. O piloto irlandês conseguiu levar o seu danificado avião de volta á base tendo ele próprio sido ligeira mente ferido, tendo obtido a sua 38ª vitória.
Hazell conseguiu um total de 43 vitórias, um dos mais altos de todos os ases, e em meados de Outubro recebeu o comando do Nº 203 Squadron que voava em caças Camel. No entanto Hazell não obteve mais nenhuma vitória pois a guerra acabou duas semanas depois.

Hazell permaneceu na RAF após o fim das hostilidades e morreu em 1946 na sua Irlanda natal.

http://www.firstworldwar.com/bio/graphics/hazell.jpg

Thursday, October 21, 2004

Quote 

Better to remain silent and be thought a fool than to speak out and remove all doubt.
Abraham Lincoln

Wednesday, October 13, 2004

Fokker Triplano 

Este caça alemão da primeira guerra mundial foi imortalizado pelo Barão Vermelho que foi morto num Fokker deste modelo todo pintado de vermelho.
O Triplano(ou Dreidecker) não foi muito famoso em termos de serviço na força aerea alemã. Era o caça mais manobrável que os alemães tinham mas era lento e surgiu numa altura em que os aliados já tinham aviões melhores que o triplano.

De facto a ideia de um caça triplano foi dos ingleses que na primavera de 1917 introduziram o Sopwith Triplane nas suas esquadrilhas navais na Flandres. Estes aviões tiveram grande sucesso e impressionaram os seus adversários alemães que copiaram o desenho. O construtor Anthony Fokker desenvolveu o triplano alemão e entregou os primeiros tres prototipos em finais de Agosto de 1917 ao Circo Voador de von Richtofen. Mas estes prototipos sofriam de deficiencias estruturais e um piloto morreu quando um deles perdeu uma asa em pleno voo e se despenhou.

Richtofen ficou irritado com isto, mas um dos seus pilotos, o jovem Werner Voss adorou o avião e com ele abateu 10 aviões inimigos em 6 dias em Setembro de 1917. O primeiro Triplano a ser perdido em combate foi o de von Richtofen a 15 de Setembro de 1917. Mas nesse dia nao era Richtofen que o pilotava mas sim o seu numero 2, Kurt Wolff visto Richtofen estar de licença. Wolff foi abatido por um caça ingles e foi morto. No dia 23 de Setembro, foi perdido o segundo triplano quando Voss enfrentou sozinho 6 caças inimigos e foi abatido e morto, terminando a sua gloriosa carreira de 48 vitórias.

Vários outros acidentes ocorreram noutras esquadrilhas o que fez com que o Triplano fosse retirado de serviço para corrigir os defeitos.
Só em Março de 1918 eles voltaram ao Circo de Richtofen e a algumas outras esquadrilhas. Richtofen abateu as suas ultimas 9 vitórias e foi morto num a 21 de Abril de 1918. O seu irmão Lothar foi gravemente ferido num em 13 de Março de 1918.

Provavelmente o ás mais bem sucedido com o Triplano foi o tenente Josef Jacobs, comandante da esquadrilha 7. Utilizou o seu Triplano negro desde Abril de 1918 até ao fim da guerra em Novembro, atingindo para cima de trinta vitórias nele, num total de 48 que obteve.

Ao todo foram construídos apenas 300 Triplanos que nos ultimos meses da guerra já haviam sido substituídos pelo superior Fokker DVII. No entanto o modelo entrou no mito por ter sido o ultimo avião pilotado pelo Barão Vermelho.

http://img.thefreedictionary.com/wiki/4/40/Fokker_Dr.I.jpg


Wednesday, October 06, 2004

Ouvido 

Lately i can´t stand
to hear other people talking
So many empty conversations
What a waste of lips...



Steve Hogarth(Marillion) - 1999

Friday, October 01, 2004

Os homens do Barão Vermelho 

O circo Voador de von Richtofen era constituido por quatro esqudrilhas(nºs 4, 6 , 10 e 11) de cerca de dez pilotos cada. Estes eram a elite da força aérea de caça alemã na primeira grande guerra. Aqui estão alguns dos mais notáveis entre eles:

Erich Lowenhardt(1897-1918)
Foi o líder da esqudrilha 10 durante a maior parte de 1918 e um dos homens de confiança de Richtofen. Foi o segundo piloto alemão em toda a guerra a atingir as 50 vitórias. Morreu em combate a 10 de Agosto de 1918 sendo o 3º melhor as alemão.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/lowenhardt.jpg

Lothar von Richtofen(1894-1922)
O irmão mais novo do Baraão Vermelho juntou-se-lhe em Abril de 1917 e voou frequentemente com o irmão. Apesar de ter sido por tres vezes gravemente ferido durante a guerra sobreviveu e atingiu as 40 vitórias. Lothar morreu num acidente de avião em 1922.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/richthofen1.jpg

Kurt Wolff(1895-1917)
Wolff tinha um ar frágil e delicado mas em Abril de 1917 foi o piloto em toda a frente que mais aviões abateu nesse mês, 22. Morreu em combate a 15 de Setembro de 1917 quando comandava a esquadrilha 11, e voava o Fokker vermelho de Richtofen na sua ausencia. Atingiu as 33 vitorias.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/wolff2.jpg

Karl Allmenröder(1896-1917)
Karlchen para os camaradas, este jovem piloto tornou-se o numero 2 de Richtofen durante o Verão de 1917 liderando a esqudrilha 11 na ausencia de Richtofen até ser morto em combate a 27 de Junho de 1917. Atingiu as 30 vitorias.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/allmenroder.jpg

Karl Emil Schäfer(1891-1917)
Um dos mais competentes ases da esquadrilha 11, Schafer tornou-se comandante da sua propria esquadrilha em Maio de 1917 atingindo as 30 vitórias ate ser morto em combate a 5 de Junho de 1917.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/schafer2.jpg

Hans Kirchstein(1896-1918)
Kirchstein já era um veterano dos bombardeirosa quando ingressou na esquadrilha 6, em Março de 1918. Em Junho tornou-se comandante atingindo as 27 vitórias. A 16 de Julho de 1918 quando regressava de uma licença como passageiro num avião de 2 lugares, morreu quando o avião se despenhou.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/kirschstein.jpg

Wilhelm Reinhard(1891-1918)
Veterano da esquadrilha 11, Reinhard era o piloto que testava os novos recrutas para ver se tinham estofo para ingressar no Circo Voador. No inicio de 1918 comandou a esquadrilha 6 e foi escolhido por Richtofen para lhe suceder caso morresse em combate. Assim Reinhard foi o comandante do Circo Voador até 3 de Julho de 1918, dia em que morreu quando testava um novo modelo na Alemanha. Atingiu as 20 vitórias.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/reinhard.jpg

Viktor Pressentin von Rautter(1896-1918)
Rautter ingressou na esquadrilha 4 no início de 1918. Em apenas 2 meses tornou-se comandante abatendo 15 avioes inimigos num curto espaço de tempo. Morreu em combate em 31 de Maio de 1918.


Kurt Wüsthoff(1897-1926)
Wusthoff voou com a esqudrilha 4 durante 1917 abatendo 27 avioes inimigos tornando-se o melhor piloto da sua unidade com apenas 19 anos. Era também um pouco gabarolas o que provocou a antipatia dos seus companheiros, o que fez com que fosse transferido para o comando de outra esquadrilha. A 17 de Junho de 1918 foi abatido por aviões ingleses e capturado. Ficou coxo de uma perna mas sobreviveu à guerra. Conta-se que quando soube da morte de Richtofen, Wusthoff chorou.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/wusthoff.jpg

Johann Janzen(1896-1980)
Janzen ingressou na esquadrilha 6 em finais de 1917 sendo já um veterano noutras unidades. Noinicio de 1918 tomou o comando e abateu 13 vitorias ate ser capturado pelos franceses a 9 de Junho de 1918.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/janzen.jpg


Erich von Wedel(18??-1954)
Amigo de infancia de Richtofen, von Wedel so ingressou na esquadrilha 11 em Abril de 1918 mes que em o Barãp foi morto em combate. Wedel tornou-se comandante da esqudrilha perto do final da guerra e abateu 13 aviões inimigos.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/wedel1.jpg

Ernst Udet(1896-1941)
Udet comandava já a sua propria esquadrilha quando foi convidado por Richtofen para comandar a esqudrilha 11 em Março de 1918. Em Junho tomou o comando da esuqdrilha 4 onde ficou ate ao fim da guerra abatendo 62 vitórias. Foi o melhor piloto alemão a sobreviver á guerra. Tinha pintado na asa traseira do seru avião a frase Du doch nicht! dizendo aos seus inimigos um desafiador "Tu ainda não".
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/udet.jpg

Alois Heldmann(1895-1980)
Ingressou na esqudrilha 10 em Março de 1917 e aí voou até ao final da guerra em Novembro de 1918 abatendo 15 avioes inimigos tomando o comando na ausencia do lider. Na Segunda Grande Guerra foi inspector da Luftwaffe.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/heldmann.jpg

Franz Hemer(1894-1982)
Hemer voou na esquadrilha 6 desde finais de 1917. O seu avião era decorado com um linha amarela ás curvas simbolizando o seu cabelo. Abateu 18 aviões inimigos até ser gravemente ferido a 9 de Agosto de 1918.
http://www.theaerodrome.com/images/aces/germany/hemer.jpg

This page is powered by Blogger. Isn't yours?