<$BlogRSDUrl$>

Thursday, January 20, 2005

O Triunvirato Dourado 

A Jasta(esquadrilha de caça) nº 5 alemã foi a terceira melhor da força aérea em número de vitórias durante a Primeira Grande Guerra.

Este facto deve-se ás 253 vitórias conquistadas pelos seus pilotos sobre a aviação aliada sobre os céus de França entre Agosto de 1916 e Novembro de 1918.

13 Pilotos conseguiram cinco ou mais vitórias enquanto voaram com esta unidade, mas, das 253 vitórias finais, 108 foram creditadas a apenas 3 pilotos, a que chamaram o Triunvirato Dourado da Jasta 5. Eles foram os Tenentes Fritz Rumey(45 vitórias), Otto Konnecke(33 vitórias) e Josef Mai(31 vitórias).

Nenhum deles eram oficial comissionado o que significava que tinham patentes bastantes modestas.

O primeiro a chegar á unidade foi Otto Konnecke, vindo da Jasta 25 que operava na Macedonia. Aí Konnecke ja tinha obtido a sua primeira vitoria. Nesse verão Rumey e Mai juntaram-se-lhe. Rumey tinha 26 anos, Konnecke 25 e Mai era o mais velho com 30 anos. Eram portanto mais velhos que a media da idade dos pilotos de caça dessa altura que rondava os 21 anos. Rumey era veterano de infantaria enquanto Mai vinha dos aviões de reconhecimento.

Durante o ano de 1917 todos eles superaram as 5 vitórias contra a aviação britânica.
Konnecke Tomou a dianteira em termos de vitórias nesse período. No entanto no início de 1918 Rumey começou a aumentar a sua lista de vitórias considerávelmente. Nos violentos combates que travaram contra as esquadrilhas inglesas que os superavam em número, estes três pilotos foram ficando como ultimo reduto da sua esquadrilha enquanto que os seus companheiros eram abatidos ou transferidos.

Durante a ofensiva final alida em Agosto de 1918, Konnecke abateu mais de uma dezena de inimigos, atingindo as 30 vitórias o que o fez receber a Orden Pour le Merite, a mais alta condecoração alemã. Rumey seguiu-o pouco depois. Durante Setembro de 1918 a força aérea alemã lutava desesperadamente contra um inimigo muito superior em número. Nesses dias Rumey atingiu um total de 44 vitórias. No dia 25 de Setembro foi ferido ligeiramente o que não impediu de voltar ao combate dois dias depois e obter a sua 45ª vitoria. No entanto o seu avião colidiu com a sua vitima e Rumey morreu na queda.

O triunvirato ficou reduzido a um duo com Konnecke de liceça durante quatro semanas. Mai era agora o principal ás em acção na Jasta 5, agora comandada pelo também ás Otto Schmidt. Durante Outubro Mai atingiu as 31 vitórias, tornando-se o terceiro melhor ás da esquadrilha. Konnecke regressou no fim dos mes mas a guerra terminou pouco depois.


Leutnant Fritz Rumey (1891-1918)


Leutnant Otto Konnecke (1892-1956)


Leutnant Josef Mai (1887-1982)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?