<$BlogRSDUrl$>

Monday, March 07, 2005

Hermann Goering (1893-1946) 

Mais conhecido pelo seu papel durante a Segunda Grande Guerra, Goering foi também um piloto de caça na Primeira Grande Guerra, contabilizando 22 vitórias aéreas no fim do conflito, ficando no 56º na lista dos melhores ases alemães. No final dessa guerra era também o controverso sucessor no comando do Circo Voador do Barão Vermelho.

Goering era filho de um respeitado oficial alemão e serviu na infantaria logo no inicio da guerra em 1914. No entanto teve alguns problemas disciplinares que quase o levaram a um tribunal marcial. Foi nessa altura que o seu amigo Bruno Loerzer o convenceu a alistar-se com ele na Força Aérea. Juntos tornaram-se a tripulação de um avião de reconhecimento, Loerzer como piloto e Goering como observador, e assim passaram o ano de 1915, voando inumeras missões sobre Verdun.

Em 1916 Também Goering se tornou piloto e ambos se transferiram para os caças Fokker Eindecker. No final desse ano com a criação das primeiras Jastas(esquadrilhas de caça) Goering e Loerzer saltitaram de unidade em unidade até que Loerzer obteve o comando da Jasta 26, levando Goering consigo. Voando na Flandres, Goering obteve as suas primeiras vitórias sobre a aviação inglesa.

Em Junho de 1917, com 8 vitórias , Goering recebeu o comando da Jasta 27, a vizinha do Jasta 26. Como comandante desta esquadrilha Goering obteve , ate ao final do ano, mais 8 vitórias, recebendo algumas condecorações. Em Fevereiro de 1918 a Jasta 27 integrou o Grupo de combate Nº3, comandado por Loerzer. Neste unidade de elite, Goering era subcomandante e até Junho de 1918 obteve mais 5 vitórias voando o Fokker Triplano.

No inicio de Julho, Goering e outros ases foram chamados á Alemanha para testar novos modelos de caças. Entre estes pilotos estava o sucessor de Richtofen no comando do Circo Voador, o Capitão Reinhard. Ao testar um novo avião, Reinhard teve um acidente e morreu. Diz-se que manobras de influencia, mais que o merito levar Goering a assumir o comando do Circo Voador a partir dessa altura.

No dia 18 de Julho Goering obteve a sua primeira vitória no comando desta unidade. Era a sua 22ª e ultima da guerra. Até Novembro esteve mais tempo em terra e longe dos combates. Os seus homens não apreciavam nem as suas tacticas nem a sua personalidade, entre eles estavam Udet, Lowenhardt e Bodenschatz, antigos homens de confiança de Richtofen.

Depois da guerra Goering associou-se aos Nacional-Socialistas de Hitler contra os comunistas e em 1933 tornou-se nº2 do governo Nazi. Em 1939 com o inicio da guerra , Goering era o lider supremo da Luftwaffe, a nova força aerea Alemã e chamou os seus antigos companheiros de armas para a nova guerra, entre eles estavam Loerzer, Udet, e outros.

Em abril de 1945 Hitler suicidou-se em Berlim, e Goering estava na Baviera sendo capturado pelos aliados. Foi julgado em Nuremberga e condenado á morte por crimes contra a humanidade. Enquanto esperava pelo seu enforcamento, Goering suicidou-se na sua cela com uma capsula de cianeto que escondera dos guardas.



Goering em 1918, comandante do Grupo Richtofen


Goering no cockpit do seu Fokker Triplano (1918)


Goering como Marechal durante a Segunda Grande Guerra

This page is powered by Blogger. Isn't yours?