<$BlogRSDUrl$>

Thursday, March 03, 2005

Lothar von Richtofen (1894-1922) 

Lothar era o irmão mais novo de Manfred, o Barão Vermelho.
Tal como o irmão ingressou na força aérea depois de servir na cavalaria dos hussardos no início ds guerra. Tornou-se piloto de aviões de reconhecimento na frente russa e, no início de 1917 passou as provas de piloto de caça(Jagdflieger).

Nessa altura o seu irmão Manfred comandava há poucos meses a Jasta 11 e chamou-o para a sua esquadrilha. Ao contrário do seu famoso irmão, que era um piloto de caça metódico e preciso, Lothar era impaciente e muitas vezes impulsivo, algo que nesses dias se revelava frequentemente fatal para um piloto.

No entanto, Manfred tomou o irmão a seu cargo, e sob a sua tutela, Lothar conseguiu, no seu primeiro mês de combate(Abril de 1917) abater 16 aviões inimigos, um feito que raríssimos pilotos conseguiram, senão nenhum outro. No dia 7 de Maio Lothar foi mesmo creditado por ter abatido o ás dos ases inglês, o jovem Albert Ball, que contava com 44 vitórias, e que perdeu a vida nesse dia.

Tendo Manfred ido de licença em Maio, Lothar continuou a voar em combate até ser ferido com gravidade no dia 13 desse mês.
Conhecendo a tempera do irmão, Manfred manteve-o no hospital o maximo de tempo possivel, mas em Setembro Lothar regressou e tomou o comando da Jasta 11, abatendo mais 2 inimigos em Novembro.

O inverno veio e Lothar acompanhou o irmão a Brest Litovsk onde a Alemanha assinou o cessar fogo com a Russia. Preparava-se a ofensiva final alemã para a proxima primavera.

Assim os dois irmãos regressaram a França em Fevereiro. Em Março de 1918 a ofensiva teve inicio, o os irmãos Richtofen eram a ponta de lança do temido Circo Voador. Mais uma vez Lothar voava destemidamente contra as formações britanicas, derrubando 3 avioes em 2 dias. No dia 13 de Março no entanto o seu Fokker Triplano foi apanhado no fogo cruzado de dois avioes ingleses e perdeu uma asa. So por sorte, Lothar sobreviveu á queda, tendo ficado seriamente ferido mais uma vez.

Lothar estava no hospital quando Manfred morreu em combate em Abril. defacto Lothatr só se recompos totalmente em Julho, tendo regressado á Jasta 11, numa altura em que os aliados contra atacavam. Voando o Fokker DVII Lothar comandou a Jasta 11 abatendo 11 avioes inimigos em 15 dias atingindo as 40 vitórias. A 12 de Agosto, num comabte com caças ingleses, Lothar foi de novo abatido e ferido com gravidade.

Gesta vez Lothar não voltou ao combate pois, quando a guerra terminou a 11 de Novembro, Lothar ainda estava em recuperação.

Depois da guerra, Lothar tornou-se um piloto num companhia aerea civil. Em 1922, num voo de rotina, o seu aviao despenhou-se e Lothar morreu, tendo no entanto os seus passageiros sobrevivido com ferimentos ligeiros. Lothar foi o 28º melhor ás da Grande Guerra e o 12º melhor dos alemães.


Leutnat Lothar von Richtofen em 1918


Lothar e Manfred em frente a um Fokker Triplano

This page is powered by Blogger. Isn't yours?