<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, April 20, 2005

20 de Abril de 1918 

Neste dia, na Flandres, o Capitão de Cavalaria, Barão Manfred von Richtofen, comandante do Grupo de Caça nº 1 da força aérea alemã, levantou voo com mais 6 pilotos da esquadrilha 11 para uma patrulha durante a tarde, voando o seu Fokker Triplano vermelho.

Sobre a vila de Hamel, a esquadrilha alemã avistou um grupo de caças Camel da esquadrilha de caça nº3 da Royal Air Force. O seu líder era o sul africano Capitão Douglas Bell que ao avistar os alemães ordenou o ataque.

As duas formações envolveram-se num combate furioso. von Richtofen voava acima do combate quando viu um Fokker perseguido por um Camel. Com a precisão de um ás com 3 anos de experiência e com 78 vitórias no seu palmarés, Richtofen colou-se à traseira do caça inglês e disparou uma rajada das suas metralhadoras. Apenas algumas balas foram necessárias para o avião inglês se despenhar em chamas, levando o cadáver do seu piloto, o Major Richard Raymond-Barker, um ás inglês de 23 anos, com 5 vitórias, e o comandante da esquadrilha nº 3.

Dois minutos depois o combate já se dispersara, tendo os ingleses retirado para as suas linhas. Um deles ficara para trás e Richtofen atacou-o seguido dos seus homens. O piloto inglês, o tenente Lewis,sabia a identidade do seu atacante. O Fokker vermelho era conhecido de todos os pilotos. Tentou desesperadamente despistar o ás alemão, mas ao fim de algumas manobras o seu avião foi atingido e despenhou-se apenas a alguns metros dos destroços do Camel de Raymond-Barker. Lewis teve mais sorte e sobreviveu com alguns ferimentos sérios.

Richtofen regressou à base com os seus pilotos. Conseguira as suas 79ª e 80ª vitórias.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?