<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, April 06, 2005

Ludwig Hanstein (1892-1918) 

Hanstein nasceu em Sudwalde, na Prússia. Foi um dos primeiros pilotos de caça, nos primitivos Fokker Eindecker na região da Alsácia-Lorena em 1916.
No dia 12 de Octubro desse ano, os caças alemães desse sector foram chamados para interceptar um raide aéreo aliado sobre a cidade alemã de Oberndorf, por cerca de 80 aviões.
Nove aviões foram creditados a pilotos alemães, que consegiram repelir as formações aliadas. Hanstein abateu o seu primeiro avião inimigo, um Sopwith Strutter de dois lugares inglês. Outro Strutter, pilotado pelo futuro ás canadiano Raymond Collishaw, atingiu o Fokker de Hanstein, que foi forçado a abandonar o combate.

Com a formação das Jastas(esquadrilhas de caça) no final desse ano, Hanstein foi colocado na Jasta 16, no início de 1917. Aí começou a voar os caças Albatros, contra a aviação francesa. Hanstein tornou-se um dos melhores pilotos da sua esquadrilha abatendo 10 aviões e balões de observação franceses nos nove meses seguintes.
A 25 de Setembro de 1917, Hanstein recebeu o comando da Jasta 35 , colocada na Flandres onde enfrentava a aviação inglesa.

Apenas um mês depois conseguiu uma vitória. Liderando os seus pilotos, atacou aviões ingleses que bombardeavam um aerodromo alemão. Hanstein abateu um caça Camel do 28 Squadron. No dia 12 de Novembro enfrentou os Camels do 65 Squadron, e abateu dois, tendo sido confirmado só um.Hanstein abateu um caça ingles a 3 de Janeiro de 1918, e um bombardeiro 9 dias depois, elevando o seu score para 15 vitórias e recebendo a segunda maior condecoração alemã, a Oreden da casa real de Hohenzollern. Poucos dias depois recebeu uma licença de descanso, voltando um mês depois á frente de combate.

Nessa altura, início de Março de 1918, os alemães preparavam uma ofensiva geral e todas as unidades aéreas tinham como missão abater todos os aviões inimigos sobre a frente. Assim, Hanstein e os seus pilotos voavam todos os dias, em qualquer clima, nos seus Albatros, em combates mortais com os pilotos britânicos.
Na maior parte das vezes os combates eram desfavoráveis, sendo os aviões inimigos superiores aos alemães.
Finalmente no dia 21 de Março a ofensiva foi desencadeada. Os pilotos levantaram voo de manhã cedo para proteger as linhas da frente. Combateram caças ingleses nessa manhã, e durante a tarde tiveram mais combates. Hanstein, acompanhado pelos tenentes, von Manteuffel e Beyschlag, atacou então um Bristol inglês que acabara de abater um bombardeiro alemão.
O Bristol era pilotado pelos tenentes Sellars e Robson, do 11 Squadron. Robson, o observador, apontou a sua metralhadora ao Albatros de Hanstein e conseguiu atingi-lo com varios tiros. O Albatros ficou em chamas e despenhou-se sobre as trincheiras, perto de Morchies. Hanstein morreu assim aos 26 anos de idade.


Leutnant Ludwig Hanstein

This page is powered by Blogger. Isn't yours?