<$BlogRSDUrl$>

Thursday, May 19, 2005

Revenge of the Sith - Star Wars III 

Estreou hoje e fui ver!

Alguns factos pessoais prévios à minha análise do filme.

- Sou fã da saga Star Wars
- Não fiquei muito impressionado com os dois primeiros filmes embora tenha gostado deles.
-Não costumo chorar quando vejo filmes
-O melhor filme que já tinha visto até hoje tinha sido O Regresso do Rei - O Senhor dos Aneis 3.


A onda de expectativas e críticas favoráveis a este terceiro capítulo de Star Wars fez-me ficar muito entusiasmado.
Hoje ia no metro, e como tinha tempo, decidi impulsivamente entrar no El Corte Ingles e comprar o bilhete para a sessão das duas da tarde.

O que posso dizer...foi o melhor filme que vi até hoje! Por várias razões.
A história é basicamente, ver finalmente aquilo que desde 1983, todos os fans de Star Wars só imaginavam, conjecturavam, quase como uma lenda por não estar ainda filmada, mas ser uma história já conhecida, pois é o antecedente dos tres filmes originais.

Adorei Hayden Christiansen no papel de Darth Vader. Pode não ser o melhor actor do mundo, mas a sua interpretação da luta interior de Anakin, no seu caminho para o Lado Negro da Força impressionou-me imenso, ao ponto de me roubar uma lágrima.

A personagem de Obi-Wan Kenobi é também deveras impressionante. O espectador pode não ficar exasiado com as interpretações dramáticas do filme, mas apenas as acções dos personagens na história do filme dão-lhes uma força imensa.
É Obi-Wan quem derrota o general droid Grievous, é ele quem treina Anakin, e é ele quem o derrota em duelo de sabres de luz. É também ele que leva o bebé Luke Skywalker para Tatooine. Em Ewan MacGregor imagina-se perfeitamente um jovem Alec Guiness. Comove-se aquele que sabe que mais tarde, Obi-Wan morrerá voluntariamente ás mãos do seu antigo aprendiz e amigo, aquele que amou, e não conseguiu matar, quando deveria.

Os efeitos especiais são do mais espectacular que jamais se viu em cinema, deixando para trás o Senhor dos Aneis, já por si impressionante. Já tem Oscar garantido!
O filme vive muito do que já se sabe da triologia original é certo, mas fá-lo muito bem. O senador Palpatine é o mal personificado, o senhor dos Sith que arrasta Anakin para a perdição. Em nome do amor por Padme Amidala, Anakin cometerá as maiores atrocidades e será vítima da sua ambição.

A melhor frase do filme vem de Master Yoda, a Anakin.
"Não te deves ligar aqueles que sabes que vais perder. O sentimento de possessão leva ao ciume, e o ciume é uma sombra ganancia. Deves treinar-te para te libertares daqueles que amas, para não te perderes a ti próprio!"

Agora quero ver os episódios antigos de novo, com novo interesse.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?