<$BlogRSDUrl$>

Saturday, June 11, 2005

Frank Luke (1897-1918) The Arizona Balloon Buster 

Frank Luke nasceu em Phoenix, Arizona, nos Estados Unidos da América a 19 de Maio de 1897.

Tenente Frank Luke em frente ao seu caça SPAD


Com 20 anos de idade alistou-se na força aérea americana e foi enviado para França para ser treinado como piloto de combate.

Em Julho de 1918 foi colocado no 27th Aero Squadron, uma das primeiras esquadrilhas de caça americanas operacionais.

Luke era um piloto audaz e solitário. Dava muitas dores de cabeça aos seus superiores por não respeitar ordens, mas a sua coragem era inquestionável.

Luke tinha apenas um amigo na esquadrilha, o introvertido Joseph Wehner. Era com ele que Luke voava em missões não autorizadas, para destruir balões de observação alemães.

Estes alvos eram muito perigosos de atacar pois eram protegidos tantop por armas anti-aéreas como por esquadrilhas inimigas. No entanto Luke atacava-os a alta velocidade, ignorando a tempestade de fogo á sua volta e escoltado por Wehner.

A 12 de Setembro de 1918, o exército norte-americano iniciou a sua Ofensiva final da Primeira Grande Guerra na áerea a Verdun. Nesse dia Luke destruiu o seu primeiro balão inimigo. No dia 14 destruiu mais dois, no dia 15 destruiu três,e no dia 16 destruiu mais dois.

No dia 18 de Setembro Luke e Wehner partiram para mais uma missão contra os balões alemães. Luke atacou dois balões inimigos e destruiu-os num minuto. Nesse momento foi atacado por três caças alemães. Manobrando rapidamente atacou um deles de frente e abateu-o. Atacou depois os outros dois derrubando um deles pondo o terceiro em fuga.

Luke procurou Wehner mas não viu sinais dele. Luke decidiu regressar á base, abatendo um avião de reconhecimento alemão pelo caminho.

Luke abatera 5 aviões inimigos em poucos minutos mas ficou consternado quando o informaram de que Wehner fora abatido por caças alemães pouco antes.

O comandante de Luke mandou-o uma semana para Paris em descanso, mas o jovem piloto só pensava em vingar a morte do seu amigo.

No dia 29 de Setembro de 1918 Luke(chamado pela imprensa "The Arizona Balloon Buster") estava de regresso, mas o seu comandante proibiu-o de voar nesse dia por achar que ele estava muito afectado. Luke ignorou a ordem e após levantar voo lançou um bilhete no seu aerodromo onde informava que iria atacar três balões alemães. Na base, os pilotos americanos observaram o avião de Luke dirigir-se na direcção dos balões...

Mais uma vez Luke lançou-se por entre uma furiosa barragem de fogo antiaéreo e destruiu os três balões alemães um após o outro. Mas uma esquadrilha de 8 caças alemães esperava o caçador de balões americano.

Após um curto mas furioso combate o caça Spad de Luke foi abatido pelo ás alemão Georg von Hantelmann.
Luke saiu ileso do seu avião mas..em território inimigo. Soldados alemães surgiam de todos os lados para o capturar.

Decidido a não se entregar Luke puxou do seu revolver e disparou contra os alemães enquanto tentava fugir. Os alemães responderam e Luke foi atingido mortalmente.

Luke era nessa altura o piloto da força áerea americana com mais vitórias(18) e só foi ultrapassado por Edward Rickenbacker(26), que sobreviveu á guerra.

Luke recebeu postumamente a Medal of Honour, a mais alta condecoração dos EUA.

O seu comandante, o Major Harold Hartney disse dele:

"Man, how that kid could fly! No one, mind you, no one, had the sheer contemptuous courage that boy possessed. I know he's been criticized for being such a lone-hander, but, good Lord, he won us priceless victories by those very tactics. He was an excellent pilot and probably the best flying marksman on the Western Front. We had any number of expert pilots and there was no shortage of good shots, but the perfect combination, like the perfect specimen of anything in the world, was scarce. Frank Luke was the perfect combination.

" Harold Hartney, Commanding Officer, 1st Pursuit Group "



Luke destroi um balão de observação alemão(Drachen)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?