<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, June 01, 2005

Major Roderick Stanley Dallas (1891-1918) 

Roderick Stanley Dallas nasceu em 1891 em Queensland na Australia.

Em 1913 Dallas alistou-se no exército Australiano, e um ano depois, com a guerra na Europa, Dallas ofereceu-se para o Royal Flying Corps britânico , mas não foi aceite.

Determinado em tornar-se piloto, Dallas alistou-se no Royal Naval Air Service, que, menos relutante que o RFC o aceitou em 1915.

Dallas foi um dos pioneiros voluntários que voaram missões de combate pelo RNAS durante 1916 em aviões Nieuport Bebé, sobre os céus da costa Belga. No final de 1916, Dallas tinha 7 vitórias confirmadas, um score muito respeitável nessa altura da guerra.

No final de 1916, Dallas foi um dos primeiros pilotos a voar o novo Sopwith Triplane em combate. O modelo triplano foi uma inovação britânica de sucesso, apesar que este modelo não ter sido usado em grande número, e apenas nas esquadrilhas de caça navais.

No início de 1917 foi formado o Nº1 Naval Squadron, do qual Dallas se tornou comandante de secção.

No início de Abril a esquadrilha foi colocada no Somme para apoiar a ofensiva britânica nesse sector. Os combates com os mortíferos Albatros alemães foram intensos. As perdas do RFC foram enormes ás mãos dos ases alemães, e cabia a Dallas e aos seus pilotos tentar deter os caças inimigos. Nesse mês Dallas obteve 8 vitórias, 6 delas caças Albatros.

Dallas continuou a voar o Triplano até Agosto, altura em que a esquadrilha foi reequipada com o Sopwith Camel.

Até ao fim de 1917 Dallas aumentou o seu score para 22. A 12 de Março de 1918 abateu a sua 23ª vítima sendo colocado no comando do Nº 40 Squadron do RFC, no dia 1 de Abril.

Nessa esquadrilha, voando o caça SE5a, Dallas, agora promovido a Major, abateu mais 9 aviões alemães durante Abril e Maio.

No dia 1 de Junho de 1918, Dallas voava sozinho sobre as linhas aliadas quando três Fokker Triplanos alemães da Jasta 14 o atacaram de surpresa. O comandante alemão, o tenente Johannes Werner disparou sobre o avião de Dallas. O ás australiano, foi de imediato atingido na cabeça, morrendo instantaneamente.

O SE5a caíu na terra de ninguém, e Werner foi creditado com a sua 6ª vitória aérea.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?