<$BlogRSDUrl$>

Friday, July 22, 2005

22 Julho 1918 

Na manhã de 22 de Julho 1918 sobre os céus da Bélgica, Capitão Harold Mellings, um piloto inglês de 21 anos natural de Shropshire, liderava um grupo de seis caças Sopwith Camel do 210 Squadron da RAF.

Pelas 8.30 Mellings atacou um avião alemão de reconhecimento e abateu-o fora de controlo sobre a vila de Ostend. 15 minutos depois Melliings e os seus pilotos atacaram um grupo de caças alemães Fokker e Mellings conseguiu destruir um sobre a vila de Ypres antes de os alemães regressarem ás suas linhas...No regresso á base Mellings confirmou as suas 14ª e 15ª vitórias aéreas.

Um pouco mais a sul perto da vila francesa de Lens , pelas 9.30, um grupo de caças ingleses SE5a do 40 Squadron da RAF liderados pelo ás irlandês George McElroy atacaram um grupo de caças Fokker alemães das Jastas 29 e 30. Um dos alemães, o unteroffizer Paul Marczinke da Jasta 30 foi abatido e ferido pelo piloto
norte-americano Reed Landis que assim obteve a sua 4ª vitória.

O comandante alemão era o ás Harald Auffarth que colocou o seu Fokker na traseira do SE5a do jovem piloto anglo-indiano Indra Roy. Com apenas 20 anos, Roy já abtera 10 aviões inimigos em apenas 2 meses. Mas Auffarth era um veterano e com uma rajada destruiu o SE5a de Roy e obteve a sua 15ª vitória.

Ás 18.30, de novo o Capitão Harold Mellings levava a sua secção para nova patrulha sobre a Flandres. Á espreita estava um grupo de Fokkers alemães da Jasta 56. O seu líder o tenente Dieter Collin, ordenou o ataque com um gesto e os Fokkers picaram de surpresa por trás dos Camels.

Um dos pilotos alemães, o tenente Ludwig Beckmann fez pontaria ao líder dos Camel enquanto estes dispersavam sob o ataque subito dos alemães. A ultima coisa que Mellings sentiu foram as balas a acertar uma após outra no seu avião até que ele próprio foi atingido mortalmente. Beckmann conseguiu ainda visar um segundo Camel que conseguiu abater sobre as linhas alemãs, capturando assim o tenente Bullen.

No regresso á base Beckmann confirmou as suas 3ª e 4ª vitórias. Nessa noite Collin, Beckmann e os restantes aviadores da Jasta 56 receberam o tenente Bullen como convidado para o jantar e discutiram o combate do dia, e falaram do ás inglês morto no combate,o Capitão Harold Mellings.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?