<$BlogRSDUrl$>

Saturday, August 06, 2005

Major Walter Nowotny (1920-1944) 

Walter Nowotny nasceu a 7 de Dezembro de 1920 em Ceske Velenice/Gmünd perto da fronteira entre a Checoslováquia e a Austria.

Em 1939, com apenas 19 anos, alistou-se na Luftwaffe onde se treinou para piloto de caça. Foi colocado numa unidade operãcional em Fevereiro de 1941 onde pilotava o caça Messerschmidt Bf109. Conseguiu as suas duas primeiras vitórias no dia 19 de Julho desse ano contra a aviação russa mas foi abatido nesse mesmo dia. Saltando de páraquedas sobre o mar, Nowotny ficou á deriva num barco de borracha durante três dias antes de chegar a terra firme.

No final de 1941 Nowotny já aumentara o seu número de vitórias para 10 vonado na frente russa.

Durante o ano seguinte continuou a aumentar a sua lista de vitórias. No dia 20 de Julho de 1942 abateu cinco aviões russos. No dia 8 de Agosto abateu 7 aviões no mesmo dia.

No dia 11 de Agosto, após abater dois caças russos, Nowotny foi atingido e o seu avião ficou em chamas. Apesar de ligieramente ferido conseguiu levar o seu avião até á base.

Com o seu score em 56 vitórias, Nowotny recebeu a Ritterkreuz(Cruz de Cavaleiro) a 4 de Setembro de 1942. Tornou-se comandante de esquadrilha a 25 de Outubro e em Março atingiu as 75 vitórias. Apenas durante o mês de Junho de 1943 Nowotny abateu o impressionante número de 41 aviões russos, tendo atingido as 100 vitórias no dia 8 desse mês.

A 10 de Agosto de 1943 Nowotny tornou-se comandante de todo um grupo de caça, com apenas 22 anos de idade.Nesse mês abateu mais 43 aviões inimigos, no rescaldo da batalha de Kursk, nove deles só no dia 13 de Agosto.

Setembro foi ainda melhor com 45 derrubes. Nowotny era agora um dos melhores ases alemães da frente russa e em toda a guerra.

Nowotny deixou a frente russa no dia 14 de Novembro de 1943 com um total de 255 vitórias pelo que recebeu os Brillianten para a sua Ritterkreuz, apenas o oitavo piloto alemão a receber tal honra até esse momento.

A partir desse momento Nowotny tornou-se a coqueluche do alto comando alemão servindo durante quase um ano como motivo de propaganda e de moral para as tropas.

Em Abril de 1944 tornou-se comandante de uma unidade de treino em França e em Setembro desse mesmo ano foi colocado como comandante da unidade de caça Komando Nowotny, na Alemanha onde começou a pilotar o novo Messerschmidt 262, o primeiro caça a jacto da História.

Apesar de alguns problemas com os novos caças, Nowotny e os seus homens tinham a missão de interceptar as grandes formações de Bombardeiros e caças Aliados que noite e dia sobrevoavam os céus da Alemanha e bombardeavam as suas cidades.

No dia 7 de Novembro Nowotny derrubou um bombardeiro norte-americano B-24. No dia seguinte Nowotny partiu para mais uma missão de intercepção acompanhado pelos pilotos Heinz Baudach e Hans Schall em três Messerschmidts 262.

Nowotny abateu dois bombardeiros tal como os seus dois companheiros. Foram depois atacados pela escolta de caças norte-americanos P-51 Mustang.

Perseguidos por dezenas de caças inimigos, os tres pilotos foram abatidos. Baudach e Schall conseguiram saltar em páraquedas, mas Nowotny não teve tanta sorte e morreu na queda do seu caça perto da cidade de Hesepe.

Nowotny voara 442 missões de combate na sua carreira onde abateu um total de 258 aviões inimigos, 255 deles russos.

Nowotny foi o 5 melhor ás alemão da guerra e da história da aviação.


Major Walter Nowotny


Nowotny no cockpit de um caça Focke Wulf 190 depois de abater a sua 215ª vitória
(Setembro de 1943)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?