Wednesday, September 21, 2005
Major Keith Caldwell (1895-1980)
Keith Logan Caldwell nasceu em 1895 na cidade de Wellington, na Nova Zelandia.
No início da primeira Guerra Mundial, Caldwell foi incorporado no infantaria do seu país, mas tendo aprendido a pilotar aviões viajou até á Inglaterra, alistando-se no Royal Flying Corps em Abril de 1916.
Depois de completar o seu treino foi colocado no Nº 8 Squadron onde pilotava aviõwes de dois lugares BE2. Nestes primitivos aparelhos, Caldwell abateu o seu primeiro avião inimigo, um Roland alemão de dois lugares em Setembro de 1916.
Foi depois colocado numa esquadrilha de caça em Dezembro de 1916, o Nº 60 Sqduadron, onde voava os monolugares Nieuport. Nesta unidade Caldwell permaneceu até Setembro de 1917 onde obteve mais oito vitórias e foi promovido a Capitão, voando com ases britanicos como Eustace Grenfell, Henry Meintjes, William Fry e o ás dos ases do RFC William Bishop.
Depois de mais de um ano na frente de combate Caldwell foi enviado para Inglaterra para servir como instrutor de novos pilotos e para descansar em Outubro de 1917.
Só em Abril de 1918 é que Caldwell voltou a França como Capitão no recém formado Nº 74 Squadron, uma esquadrilha de caça que estava equipada com o potente SE5a. Na mesma esqudrilha estava o famoso ás inglês Edward Mannock, e ambos formavam a espinha dorsal da sua esquadrilha que rapidamente se tornou numa das mais bem sucedidas da Frente.
Caldwell era um excelente piloto mas era conhecido por não ter uma boa pontaria, e era muito devido a isso que o seu score de vitórias não aumentou tanto como o de alguns dos seus companheiros. Mannock morreu em combate no dia 26 de Julho de 1918 com 61 vitórias, e Caldwell nessa altura tinha "apenas" registado 15.
No entanto Caldwell era um bom líder e foi mesmo nomeado comandante do Nº 74 Squadron. Continuou a voar em combate até ao final da Guerra em Novembro de 1918. A sua 25ª e ultima vitória foi sobre um caça alemão Fokker DVII a 30 de Outubro de 1918 sobre a vila de Quaremont em França.
Depois da guerra Caldwell regressou à Nova Zelandia e tornou-se um agricultor, casando com a irmã de Frederick Gordon, um dos seus pilotos que também era Neozelandês.
Caldwell serviu também como Comodoro da Força Aérea NeoZelandesa durante a Segunda Guerra Mundial.
Keith Caldwell morreu no seu país em 1980, com 85 anos de idade.

Major Keith Caldwell
No início da primeira Guerra Mundial, Caldwell foi incorporado no infantaria do seu país, mas tendo aprendido a pilotar aviões viajou até á Inglaterra, alistando-se no Royal Flying Corps em Abril de 1916.
Depois de completar o seu treino foi colocado no Nº 8 Squadron onde pilotava aviõwes de dois lugares BE2. Nestes primitivos aparelhos, Caldwell abateu o seu primeiro avião inimigo, um Roland alemão de dois lugares em Setembro de 1916.
Foi depois colocado numa esquadrilha de caça em Dezembro de 1916, o Nº 60 Sqduadron, onde voava os monolugares Nieuport. Nesta unidade Caldwell permaneceu até Setembro de 1917 onde obteve mais oito vitórias e foi promovido a Capitão, voando com ases britanicos como Eustace Grenfell, Henry Meintjes, William Fry e o ás dos ases do RFC William Bishop.
Depois de mais de um ano na frente de combate Caldwell foi enviado para Inglaterra para servir como instrutor de novos pilotos e para descansar em Outubro de 1917.
Só em Abril de 1918 é que Caldwell voltou a França como Capitão no recém formado Nº 74 Squadron, uma esquadrilha de caça que estava equipada com o potente SE5a. Na mesma esqudrilha estava o famoso ás inglês Edward Mannock, e ambos formavam a espinha dorsal da sua esquadrilha que rapidamente se tornou numa das mais bem sucedidas da Frente.
Caldwell era um excelente piloto mas era conhecido por não ter uma boa pontaria, e era muito devido a isso que o seu score de vitórias não aumentou tanto como o de alguns dos seus companheiros. Mannock morreu em combate no dia 26 de Julho de 1918 com 61 vitórias, e Caldwell nessa altura tinha "apenas" registado 15.
No entanto Caldwell era um bom líder e foi mesmo nomeado comandante do Nº 74 Squadron. Continuou a voar em combate até ao final da Guerra em Novembro de 1918. A sua 25ª e ultima vitória foi sobre um caça alemão Fokker DVII a 30 de Outubro de 1918 sobre a vila de Quaremont em França.
Depois da guerra Caldwell regressou à Nova Zelandia e tornou-se um agricultor, casando com a irmã de Frederick Gordon, um dos seus pilotos que também era Neozelandês.
Caldwell serviu também como Comodoro da Força Aérea NeoZelandesa durante a Segunda Guerra Mundial.
Keith Caldwell morreu no seu país em 1980, com 85 anos de idade.

Major Keith Caldwell