<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, October 12, 2005

Robert von Greim (1892-1945) 

Robert Greim nasceu na localidade de Bayreuth na Baviera a 22 de Junho de 1892.

Ainda adolescente tornou-se cadete no exército alemão e com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914 tornou-se oficial de artilharia até se transferir para a Força Aérea no ano seguinte.

Começou por servir como piloto de aviões de reconhecimento primitivos, e logo a 10 de Outubro de 1915 conseguiu abater um avião inimigo, sendo um dos poucos pilotos a registar tal feito até então.

No final de 1916 os alemães criaram as primeiras esquadrilhas de caça e von Greim foi colocado na "Jasta" 34, uma unidade bávara.

Durante o ano de 1917 voou caças Albatros contra a força aérea francesa conseguindo um total de 6 derrubes e tornando-se comandante da unidade durante o mês de Julho.

No início do ano seguinte a Jasta 34 foi transferida para apoiar a ofensiva alemã do Somme, e aí teve de enfrentar os mais aguerridos oponentes britânicos do Royal Flying Corps.

Até ao fim da primeira ofensiva em Abril, von Greim obteve mais 6 vitórias sobre adversários ingleses.

Nessa primavera obteve o comando do Grupo de Caça nº 9, continuando a voar em combate e a obter vitórias até que a 1 de Junho de 1918 durnte um combate o seu Fokker foi gravemente danificado forçando-o a uma aterragem forçada onde sofreu ferimentos.

No entanto Greim recuperou e voltou á acção em Agosto, durante a violenta contra-ofensiva aliada.

Gravemente superadas em número, as esquadrilhas alemãs lutavam desesperadamente contra os enxames de aviões aliadas que atacavam as suas linhas. Nesses combates finais da guerra Greim obteve mais 13 vitórias, até que finalmente a guerra terminou a 11 de Novembro.

Com 28 vitórias von Geim foi 38º melhor ás alemão, recipiente da mais alta condecoração prussiana, a Ordem Pour le Mérite o que lhe concedeu o grau de cavaleiro e o direito a usar "von" antes do seu apelido.

Depois da guerra Greim tornou-se um piloto de acrobacias, juntamente com o seu camarada Ernst Udet.

Em 1933, von Greim foi convidado por Hermann Goering a ajudar a reconstruir a Luftwaffe e tornou-se uma das figuras proeminentes na Força Aéra nazi.

Durante a guerra Greim recebeu numerosoas condecorações de Hitler pelo seu papel de chefia, mas não evitou o colapso alemão em 1945.

Em Maio de 1945 quando as tropas soviéticas combatiam já nas ruas de Berlim, Hitler chamou-o á sua presença, o que apesar de ser um loucura, Greim fez, sendo transportado de avião pelo mulher-piloto Hanna Reitsch até à cidade em ruínas num pequeno avião que foi sériamente danificado pelo fogo russo, ferindo inclusivamente o já idoso General.

Greim foi levado á presença de Hitler que o informou que Goering o havia traído e por conseguinte, o novo líder da Luftwaffe era ele!...A questão era que já não existia Luftwaffe.

Pouco depois desse encontro Hitler suicidou-se, e Greim foi levado de novo por Hanna Reitsch para fora da cidade, com o seu avião a descolar sob fogo das tropas russas.

No dia 8 de Maio Greim foi finalmente capturado por tropas norte-americanas, no mesmo dia em que foi assinada a rendição incondicional. No entanto os soviéticos exigiram que o´novo líder da Luftwaffe lhes fosse entregue, e temendo as torturas russas, Greim decidiu suicidar-se no campo de prisioneiros onde estava, perto de Salzburgo, no dia 24 de Maio de 1945.



Oberleutnant Robert von Griem (1918)


General Robert von Greim (1944)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?