<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, November 29, 2005

Captain Jack Cottle (1893-1967) 

Jack Cottle nasceu a 19 de Junho de 1893 em Devon na Inglaterra.

A sua família emigrou para a África do Sul e Cottle cresceu lá. Em 1914 rebentou a Primeira Guerra Mundial e Cottle alistou-se num regimento de cavalaria Sul Africana, com 23 anos de idade.

Em 1917 Cottle juntou-se ao Royal Flying Corps e tornou-se piloto. Foi colocado no 45 Squadron, uma unidade de caça baseada em Italia, onde apoiava as forças italianas contra os Austro-Hungaros.

Aprendendo a pilotar o dificil mas manobrável Sopwith Camel, Cottle conseguiu abater o seu primeiro avião inimigo no dia 10 de Março de 1918,um avião de reconhecimento Austriaco, que partilhou com o seu companheiro Richard Dawes.

Alguns dias mais tarde Cottle foi ferido em combate a passou quase um mês em recuperação. Regressou à sua unidade em Maio e no dia 18 desse mês abateu um caça Albatros. Cottle conseguiu abater aviões inimigos com regularidade e em poucos meses foi promovido a Capitão.

O seu melhor dia foi o dia 31 de Agosto. A sua patrulha encontrou a esquadrilha de caça Austriaca Fliegerkompanie 3 pelas 9.30 da manhã. Após 15 minutos de combate Cottle tinha abatido três caças Albatros, capturando o ás Josef Purer e ferindo gravemente outro ás Otto Forster.

Essas foram as suas ultimas vitórias em Itália. Em Setembro o 45 Squadron regressou a França. Durante combates nos ultimos dias da guerra Cottle abateu mais dois aviões alemães até ao armistício no dia 11 de Novembro de 1918. O seu total de vitórias cifrou-se em 14. Foi o quarto melhor ás da sua esquadrilha.

Depois da guerra Cottle continuou na RAF sendo colocado primeiro no Iraque e depois na India. Retirou-se em 1942 e viveu na India até á sua morte a 15 de Agosto de 1967

This page is powered by Blogger. Isn't yours?