<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, December 06, 2005

Ltn Theodor Quandt (1897- 1940) 

Theodor Quandt nasceu em 1897 na Prussia Oriental.

Na Primeira Guerra Mundial tornou-se aviador, e durante o ano de 1916 foi piloto de aviões de observação noa Força Aérea alemã.

Em 1917 completou o treino de piloto de caça e ingressou na Jagdstaffel(esquadrilha de caça) nº 36 no mês de Abril desse ano. Ficou sob o comando do ás Albert Dossenbach.

As suas primeiras vitórias ocorreram no dia 21 de Maio quando destruiu dois balões de observação franceses sobre a localidade de Bouvancourt.

Em Agosto a esquadrilha foi transferida para a Flandres onde iria defrontar a aviação britanica.

Aí, sob o comando do jovem conde de Bulow-Bothkamp, a Jasta 36 tornou-se numa das melhores esquadrilhas alemãs nesse sector. Até ao fim de 1917 Quandt abateu 6 aviões ingleses, subindo o seu total para 8.

No início de 1918 Quandt foi chamado para treinar e comandar uma nova unidade, a Jasta 53. Comandou essa unidade entre Março e Junho de 1918 sem conseguir registar nenhuma vitória confirmada, até que foi ferido durante o mês de Junho.

Recuperado em Agosto, Quandt foi chamado a comandar a sua antiga unidade, a Jasta 36, agora integrada no Grupo de Caça nº 3 sob o comando do ás Bruno Loerzer.

Pilotando o grande caça Fokker DVII, Quandt abateu dois caças Camel ingleses no dia 27 de Agosto. em apenas 10 minutos.

No dia 1 de Setembro abateu um caça SE5a caputrando o seu piloto o ás norte-americano John Donaldson. Nos dois dias seguintes obteve mais quatro vitorias subindo o seu total para 15.

Até ao fim da guerra a 11 de Novembro, Quandt não obteve mais nenhuma vitória mas permaneceu como Staffelfuhrer da Jasta 36.

Sobrevivendo á guerra, Quandt foi um dos muitos veteranos da Primeira Guerra que ingressou na nova Luftwaffe de Adolf Hitler, procurando repor o prestígio da Força Aérea alemã, desmembrada após o Tratado de Versalhes em 1919.

Aquando do início da Segunda Guerra Mundial, Quandt era um piloto de caça com o posto de Major voando o Messerschmidt 109 na campanha da Polónia. Em 1940 participou na invasão da França. Cerca de vinte anos depois Quandt voltava a combater caças ingleses sobre a França, mas desta vez acabou por ser vencido, sendo morto em combate no dia 6 de Junho de 1940 por caças da RAF aos 43 anos de idade.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?