<$BlogRSDUrl$>

Monday, December 26, 2005

Roland Garros (1882-1918) 

Roland Garros, para além de dar nome a um dos mais conhecidos torneios mundias de tenis, o open de frança, foi também um piloto aviador durante a primeira guerra mundial.

Nasceu em França em 1882, efoi um dos pioneiros da aviação, tornando-se piloto antes da guerra começar em 1914. Em 1911 foi o primeiro fraces a atravessar o Merditerraneo de avião.

No início da guerra Garros trabalhava como piloto de testes da firma Morane-Saulnier, e ajudou a desenvolver o primeiro avião de caça da história, o Morane S.

Garros inventou um sistema que permitia uma metrelhadora ficar montada em frente ao piloto e que podia disparar através da hélice do avião com um sistema deflector que impedia que as balas destruissem as hélices.

Conseguiu testar a sua invenção durante 1915. Numa altura em que os combates aéreos eram praticamente inexistentes, Garros partiu em busca de aviões inimigos. Avistou cinco aviões de observação alemães que não o consideravam ameaça e portanto ignoraram-o. Garros aproximou-se deles e com a sua metrelhadora derrubou 3 deles e pos os outros dois em fuga.

Este sucesso tornou-o uma celebridade e modelo a imitar por todos os pilotos franceses. No entanto pouco tempo depois, foi forçad a aterrar em território inimigo por falha mecanica e capturado. O seu Morane foi analisado pelos alemães e permitiu ao engenheiro holandes Anthony Fokker desenvolver o seu Fokker Eindecker, com que os alem~es dominaram os céus durante 1916.

Garros ficou em cativeiro até Fevereiro de 1918, altura em que conseguiu escapar e regressar ao activo.

O combate aéreo havia mudado muito nesses 3 anos. Garros foi incorporado na esquadrilha 26 pilotou o caça Spad, o mais avançado daquela época. Garros tentou derrubar inimigos, mas não conseguia, e por isso arriscava-se cada vez mais. Por fim no dia 15 de Outubro de 1918 acabou por ser abatido e morto por um piloto alemão.

A guerra terminou menos de um mês depois.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?