<$BlogRSDUrl$>

Friday, April 29, 2005

29 de Abril de 1918 

Heinrich Bongartz, ás de caça alemão com 33 vitórias e comandante da esquadrilha 36, do 3º Grupo de Caça, prepara-se para a sua segunda patrulha do dia, por volta das 11 da manhã.

No braço ainda tem as ligaduras de um ferimento que sofreu em combate, 4 dias atrás.
O ás alemão de 26 anos entra no cockpit do seu Fokker Triplano e descola, seguido dos seus pilotos, sobrevoando a linha da frente sobre a Flandres.

Cerca de 20 minutos após terem deescolado, uma esquadrilha de caças SE5a ingleses ataca-os. Bongartz dá a ordem de dispersar e prepara-se para o combate.
Os SE5a do 74 Squadron da RAF,liderados pelo ás inglês Edward Mannock, evoluem nos céus nublados com os Fokker alemães.

Bongartz, perseguindo um avião inglês não reparou num outro pondo-se na sua cauda. O piloto era o novato Clive Glynn. Glynn disparou uma rajada contra o Fokker, e Bongartz só se apercebeu que estava sobre fogo inimigo quando várias balas atravessaram a fuselagem do seu avião, uma delas atingindo-o na face.

Bongartz havia cedido à exaustão de centenas de combates ao longo de 3 anos de linha da frente. Embora ferido com gravidade num olho, conseguiu manobrar o seu Fokker em direcção ás linhas alemãs e fez uma aterragem forçada.

Era o seu terceiro ferimento num mês. Os soldados retiraram-o dos destroços e enviaram-o para um hospital de campanha. Foi o fim da carreira da piloto de caça para Bongartz, que embora tenha sobrevivido aos ferimentos perdeu um olho.

Clive Glynn conseguiu a sua primeira vitória ao derrubar Bongartz, conseguindo mais 7 até ao fim da Guerra em Novembro desse ano.



Tenente Heinrich Bongartz

Wednesday, April 27, 2005

30 de Abril de 1945 

Berlim.
O exército Vermelho combate os ultimos defensores nazis, em redor do bunker onde Adolf Hitler se esconde com os seus seguidores.
Hitler suicida-se juntamente com a sua mulher Eva Braun. O ministro da Propaganda Josef Goebbels, a sua mulher Magda suicidam-se pouco depois, tendo morto os seus 6 filhos menores.

Muitos outros membros do staff de Hitler tentam deseperadamente escapar aos soviéticos, muitos morrendo na tentativa e outros sendo capturados.

Foi o fim apocalíptico do Terceitro Reich. Uma semana depois a Alemanha assina a capitulação com os russos, por intermédio do sucessor designado de Hitler, o Almirante Doenitz. Berlim está arrasada, e os soviéticos dedicam-se á pilhagem, e à violação em massa das mulheres alemãs. Centenas de milhares de alemães são enviados para a União Soviética para campos de trabalho. A maiorira nunca regressará.

Sunday, April 24, 2005

Walter von Bülow-Bothkamp (1892-1918) 

Walter von Bulow-Bothkamp era o filho mais velho de uma familia aristocrática alemã.

Muito viajado na sua juventude, tinha 20 anos de idade quando começou a Primeira Grande Guerra em Agosto de 1914, incorporando, tal como muitos jovens de boas famílias, a cavalaria dos hussardos.

No entanto, um ano depois Walter alistou-se na avição como piloto de aviões de 2 lugares Roland.

A sua unidade a Flieger Abteilung(FA) 22 foi colocada e França, onde Walter e o seu observador abateram dois aviões franceses no mês de Outubro.

No ano seguinte Walter integrou a FA 300, que foi colocada na Palestina em Bersheeba, em apoio aos aliados Turcos.

Nesta unidade Walter voou nos aviões de dois lugares Rumpler e Pfalz, obtendo mais duas vitórias e um derrube não confirmado contra aviões britânicos na companhia do seu observador o tenente von Hesler, durante Agosto e Setembro de 1916.

Em Dezembro, Walter consegue transferência para uma unidade de caça na frente Ocidental, a Jagdstaffel(Jasta) 18.

Torna-se rapidamente o melhor piloto da sua esquadrilha obtendo duas vitórias no dia 23 de Janeiro e mais 7 até Maio.

Nesse mês, é chamado o comando da Jasta 36. No comando dessa unidade, Walter irá tornar-se num dos melhores pilotos alemães, obtendo mais 14 vitórias até ao fim do ano, e tornando a sua unidade numa das mais bem sucedidas, com vários ases, entre eles o seu irmão mais novo Harry. O Kaiser condecorou-o com a mais alta distinção das forças armadas, a Ordem Pour le Mérite.

A 18 de Dezembro, Walter assume o comando da Jasta Boelcke, uma das unidades de elite da força aérea. No entanto apenas 20 dias, depois de assumir o comando,a 6 de Janeiro de 1918 ,o seu caça Albatros é abatido por caças ingleses sobre a Bélgica, morrendo assim Walter aos 24 anos, com 28 vitórias.


Tenente Walter von Bülow-Bothkamp

Wednesday, April 20, 2005

20 de Abril de 1918 

Neste dia, na Flandres, o Capitão de Cavalaria, Barão Manfred von Richtofen, comandante do Grupo de Caça nº 1 da força aérea alemã, levantou voo com mais 6 pilotos da esquadrilha 11 para uma patrulha durante a tarde, voando o seu Fokker Triplano vermelho.

Sobre a vila de Hamel, a esquadrilha alemã avistou um grupo de caças Camel da esquadrilha de caça nº3 da Royal Air Force. O seu líder era o sul africano Capitão Douglas Bell que ao avistar os alemães ordenou o ataque.

As duas formações envolveram-se num combate furioso. von Richtofen voava acima do combate quando viu um Fokker perseguido por um Camel. Com a precisão de um ás com 3 anos de experiência e com 78 vitórias no seu palmarés, Richtofen colou-se à traseira do caça inglês e disparou uma rajada das suas metralhadoras. Apenas algumas balas foram necessárias para o avião inglês se despenhar em chamas, levando o cadáver do seu piloto, o Major Richard Raymond-Barker, um ás inglês de 23 anos, com 5 vitórias, e o comandante da esquadrilha nº 3.

Dois minutos depois o combate já se dispersara, tendo os ingleses retirado para as suas linhas. Um deles ficara para trás e Richtofen atacou-o seguido dos seus homens. O piloto inglês, o tenente Lewis,sabia a identidade do seu atacante. O Fokker vermelho era conhecido de todos os pilotos. Tentou desesperadamente despistar o ás alemão, mas ao fim de algumas manobras o seu avião foi atingido e despenhou-se apenas a alguns metros dos destroços do Camel de Raymond-Barker. Lewis teve mais sorte e sobreviveu com alguns ferimentos sérios.

Richtofen regressou à base com os seus pilotos. Conseguira as suas 79ª e 80ª vitórias.

Monday, April 18, 2005

E hoje faz anos que... 

A 18 de Abril de 1955 morre Albert Einstein, 50 anos após a publicação da sua teoria da relatividade.

a 18 de Abril de 1480 nasce Lucrecia Borgia, filha do Papa Alexandre VI. Irá ser uma governante influente da Renascimento como duquesa de Ferrara.

Thursday, April 14, 2005

Hoje faz anos que.... 

Em 1912 o Titanic batia num iceberg e se começava a afundar.Morreram cerca de 1500 pessoas.

Em 1865 o presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln foi alvejado por John Wilkes Booth. Lincoln morreu no dia seguinte.

Em 1450 os Franceses e os Ingleses travam a Batalha de Fromigny. Em mais um confronto da Guerra dos Cem anos. O rei francês Charles VII recuperou a normandia aos ingleses de Henry VI, numa batalha onde pela primeira vez os canhões tiveram um papel decisivo.

Friday, April 08, 2005

Reis de Portugal 

Dinastia de Borgonha ou Afonsina

AFONSO I o Conquistador
reinado: (1139-1185)
filho de Henri de Borgogne(conde de portucale) e de Teresa de Leon y Castilla.
Em 1139 foi-lhe reconhecido o título de 1º Rei de Portugal pelo Rei Afonso VII de León y Castilla, seu primo.

SANCHO I o Povoador
reinado: (1185-1211)
filho de Afonso I e de Mahaut de Savoy. Associado ao governo antes de 1185, pelo seu pai.

AFONSO II o Gordo
reinado: (1211-1223)
filho de Sancho I e Dulce de Aragon. Lutou ao lado do rei de Castilla na batalha de Navas de Tolosa contra os muçulmanos.

SANCHO II o Capelo
reinado: (1223-1245 )
filho de Afonso II e Urraca. Foi destituído pelo Papa Inocêncio IV em 1245 em colaboração com o seu irmão Afonso. Morreu dois anos depois.

AFONSO III o Bolonhês
reinado: (1245-1279)
Era conde de Bolonha, tomando depois o trono de Portugal ao seu irmão mais velho Sancho. Conquistou definitivamente o Algarve aos mouros.

DINIZ o Lavrador
reinado: (1279-1325)
Filho de Afonso III e de Beatriz de Castilla. Era muito culto, e dedicado ao desenvolvimento das Universidades e da agricultura.

AFONSO IV o Bravo
reinado: (1325-1357)
Filho de Diniz e de Isabel de Aragón. Teve muitos conflitos com o pai, que só foram apaziguados pela sua mãe. Lutou ao lado do rei de Castilla na batalha do Salado contra os mouros. Mandou matar Ines de Castro, amante do seu filho Pedro.

PEDRO I o Justiceiro
reinado: (1357-1367)
Filho de Afonso IV e Beatriz. Casou com Constança de Castilla, mas apaixonou-se por uma aia, Ines de Castro. Com a morte de Constança em 1345, Pedro e Inês puseram o seu romance ás claras. O rei Afonso IV mandou então matar Inês. Após subir ao trono Pedro perseguiu e mandou matar os algozes de Inês.

FERNANDO o Formoso
reinado: (1367-1383)
Filho de Pedro I e de Constança de Castilla. A mão faleceu ao dá-lo á luz. Foi mau rei, chegando a aliar-se ao rei mouro de Granada contra Castela. Casou com Leonor Telles, mulher já casada e inimiga de Portugal. Morreu sem filhos pondo fim á dinastia de Borgonha ou Afonsina, e dando início á crise de sucessão de 1383-1385.

Wednesday, April 06, 2005

Ludwig Hanstein (1892-1918) 

Hanstein nasceu em Sudwalde, na Prússia. Foi um dos primeiros pilotos de caça, nos primitivos Fokker Eindecker na região da Alsácia-Lorena em 1916.
No dia 12 de Octubro desse ano, os caças alemães desse sector foram chamados para interceptar um raide aéreo aliado sobre a cidade alemã de Oberndorf, por cerca de 80 aviões.
Nove aviões foram creditados a pilotos alemães, que consegiram repelir as formações aliadas. Hanstein abateu o seu primeiro avião inimigo, um Sopwith Strutter de dois lugares inglês. Outro Strutter, pilotado pelo futuro ás canadiano Raymond Collishaw, atingiu o Fokker de Hanstein, que foi forçado a abandonar o combate.

Com a formação das Jastas(esquadrilhas de caça) no final desse ano, Hanstein foi colocado na Jasta 16, no início de 1917. Aí começou a voar os caças Albatros, contra a aviação francesa. Hanstein tornou-se um dos melhores pilotos da sua esquadrilha abatendo 10 aviões e balões de observação franceses nos nove meses seguintes.
A 25 de Setembro de 1917, Hanstein recebeu o comando da Jasta 35 , colocada na Flandres onde enfrentava a aviação inglesa.

Apenas um mês depois conseguiu uma vitória. Liderando os seus pilotos, atacou aviões ingleses que bombardeavam um aerodromo alemão. Hanstein abateu um caça Camel do 28 Squadron. No dia 12 de Novembro enfrentou os Camels do 65 Squadron, e abateu dois, tendo sido confirmado só um.Hanstein abateu um caça ingles a 3 de Janeiro de 1918, e um bombardeiro 9 dias depois, elevando o seu score para 15 vitórias e recebendo a segunda maior condecoração alemã, a Oreden da casa real de Hohenzollern. Poucos dias depois recebeu uma licença de descanso, voltando um mês depois á frente de combate.

Nessa altura, início de Março de 1918, os alemães preparavam uma ofensiva geral e todas as unidades aéreas tinham como missão abater todos os aviões inimigos sobre a frente. Assim, Hanstein e os seus pilotos voavam todos os dias, em qualquer clima, nos seus Albatros, em combates mortais com os pilotos britânicos.
Na maior parte das vezes os combates eram desfavoráveis, sendo os aviões inimigos superiores aos alemães.
Finalmente no dia 21 de Março a ofensiva foi desencadeada. Os pilotos levantaram voo de manhã cedo para proteger as linhas da frente. Combateram caças ingleses nessa manhã, e durante a tarde tiveram mais combates. Hanstein, acompanhado pelos tenentes, von Manteuffel e Beyschlag, atacou então um Bristol inglês que acabara de abater um bombardeiro alemão.
O Bristol era pilotado pelos tenentes Sellars e Robson, do 11 Squadron. Robson, o observador, apontou a sua metralhadora ao Albatros de Hanstein e conseguiu atingi-lo com varios tiros. O Albatros ficou em chamas e despenhou-se sobre as trincheiras, perto de Morchies. Hanstein morreu assim aos 26 anos de idade.


Leutnant Ludwig Hanstein

This page is powered by Blogger. Isn't yours?