<$BlogRSDUrl$>

Sunday, August 28, 2005

Oberstleutnant Egon Mayer (1917-1944) 

Egon Mayer nasceu a 19 de Agosto de 1917 na região alemã do Bodensee.

Em 1937 com veinte anos de idade alistou-se na Luftwaffe e quando a Alemanha invadiu a França em 1940, Mayer foi colocado na unidade de caça JG2 e combate nessa campanha, abatendo um caça Francês a 13 de Junho. Depois da conquista de França Mayer serviu uns meses como instructor, regressando ao combate já durante a Batalha de Inglaterra, derrubando um caça inglês Hurricane do dia 7 de Outubro.

Mayer continuou em França tornando-se comandante de esquadrilha em Junho de 1941 já com vinte derrubes confirmados. O seu score aumentou para 30 no ano seguinte durante os dificeis combates com a força aérea britânica. Em Novembro de 1942 tornou-se comandante de Grupo, já com mais de 55 vitórias.

Nessa altura a Alemanha começava a ser atacada pelas poderosas formações de bombardeiros aericanas e inglesas de fortalezas voadoras. As unidades de caça alemãsda frente oeste foram encarregadas de interceptar essas formações.

Mayer desenvolveu tácticas de ataque a esses aviões muito resistentes e bem armados, enfrentando-os de frente. No dia 23 de Novembro de 1942 derrubou três bombardeiros com essa táctica. Durante o ano de 1943 abateu um total de 33 aviões aliados, na sua maioria bombardeiros quadrimotores, mas também alguns caças de escolta.


A 5 de Fevereiro de 1944 obeteve a sua 100ª vitória sobre um caça americano "Lightining". Mayer foi o primeiro piloto da Frente Oeste a alcançar as 100 vitórias. No dia seguinte abateu mais dois aviões aliados atingindo as 102 vitórias.

No dia 2 de Março de 1944 Mayer liderou mais uma missão de intercepção. Atacado pelos caças inimigos, Mayer foi abatido no seu caça Focke-Wulf 190 e morto.

Das suas vitórias, 51 foram caças Spitfire e 26 foram bombardeiros quadrimotores.


Tenente-Coronel Egon Mayer em 1943, comandante do Grupo de Caça Nº2 da Luftwaffe

Thursday, August 11, 2005

Major Georg-Peter Eder (1921- ) 

Georg Eder nasceu a 8 de Março de 1921 e Oberdachstetten na Alemanha.

Alistou-se na Luftwaffe em 1938 e em 1940 foi colocado na unidade de caça Jagdgeshwader 51.

Nessa altura voou missões durante a Batalha de Inglaterra até Novembro mas não derrubou nenhum avião inimigo. No entanto a 10 de Junho de 1940 Eder teve um combate feroz com um caça Caudron do piloto polaco Bloeslaw Gladych. Eder danificou gravemente o aparelho de Gladych mas num acto de cavalheirismo poupou-lhe a vida a abandonou o combate...não seria o ultimo encontro entre estes dois pilotos.

A sua primeira vitória ocorreu apenas a 7 de Maio de 1941 quando abateu um caça Spitfire da Royal Air Force.

No mês seguinte a sua unidade foi transferida para apoiar a invasão da Russia, e logo no primeiro dia da invasão no dia 22 de Junho, Eder abateu dois aviões russos. No dia 24 de Julho foi abatido e ferido ligeiramente, mas dois dias depois derrubou o seu oitavo avião inimigo.

A luftwaffe mostrava-se muito superior á aviação russa, e as vitórias dos pilotos alemães nesta frente eram muito mais numerosas que na frente oeste.

No entanto no dia 22 de Agosto, Eder colidiu com um avião de transporte alemão quando acabava de aterrar e ficou gravemente ferido. Só recuperou em Novembro desse ano, altura em que foi colocado como instrutor de pilotos.

Após um ano nessas funções, Eder regressou á frente de combate, sendo colocado na Jagdgeshwader 2 em França.

Aí enfrentou os crescentes raides de bombardeiros aliados sobre a Alemanha.Durante este período desenvolveu tácticas para conseguuir derubar as enromes e bem protegidas formações inimigas, nomeadamente o ataque de frente. Conseguiu a sua 12ª vitória no dia 30 de Dezembro derrubandoum bombardeiro norte-americano B-17 "Fortaleza Voadora".

Em missões constantes contra as formações aliadas, Eder conseguiu 20 vitorias sendo abatido por duas vezes, conseguindo saltar de páraquedas em ambas as ocasiões a
28 de Março e a 5 de Novembro.Nessa primavera Eder poupou um caça Spitfire...de novo o piloto era o polaco Gladych!

Um ano depois a 8 de Março de 1944 Eder e um outro piloto encurralaram um caça P-47 e intimaram-o a aterrar...O caça inimigo preparou-se para aterrar mas de subito disparou contra as defesas antiaéreas. A resposta das antiaéreas foi atingir não o caça aliado mas o avião de Eder e do seu companheiro...O caça P-47 escapou...o seu piloto não era outro senão Gladych.

Enfrentando formações de centenas de aparelhos inimigos Eder foi de novo abatido a 19 de Abril e a 8 de Maio de 1944 e colidiu com um companheiro a 29 de Maio.

A 4 de Junho de 1944 os Aliados desembarcaram nas praias da Normandia e Eder liderou a sua esquadrilha contra as esquadrilhas aliadas durante as semanas de avanço dos aliados em França. Abateu a sua 50ª vitória no da 21 de Junho recebendo por isso a Cruz de Cavaleiro(Ritterkreuz).

A 17 de Agosto durante um ataque a blindados aliados, Eder foi atacado por Spitfires. Nesse combate abateu dois caças inimigos que se foram despenhar sobre 3 tanques, destruíndo-os.

No dia 3 de Setembro o comandante do Grupo 26 de caça, o Hauptmann Emil Lang, foi morto em combate e Georg Eder substituiu-o, mas no fim desse mês Eder integrou a nova unidade Komando Nowotny, liderada pelo ás Walter Nowotny e que operava os novos caças a jacto Messerschmitt 262.

A 7 de Outubro Eder escapou da morte por pouco..Preparava para descolar no seu Messerschmitt 262 quando problemas mecânicos forçaram-o a ficar no solo. Dois dos seus companheiros no entanto conseguiram descolar. Nesse preciso momento dois caças Americanos P-51 atacaram a base alemã e destruíram os dois caças alemães que haviam levantado voo, sob o olhar de Eder...

Após a morte de Nowotny a 8 de Novembro a unidade foi reorganizada e Eder recebeu o comando. Durante a batalha das Ardenas Eder voou miutas missões de ataque ao solo com o seu caça a jacto destruíndo cerca de 40 caças inimigos nos seus aerodromos.

A 22 de Janeiro de 1945 durante o complicado processo de aterragem do su caça, Eder foi descoberto por caças e aliados e foi abatido, ficando gravemente ferido.

Eder foi capturado pelos americanos no fim da guerra quando ainda se encontrava no hospital.

Ao todo Eder voou em 572 missões de combate onde obteve 10 vitórias sobre aviões russos e 68 contra aviões ingleses e norte-americanos. Teve também a distinção de ser o piloto alemão que mais bombardeiros quadrimotores destruiu durante a guerra, 36! Foi também um dos melhores ases com o Messerschmitt 262, obtendo 24 vitórias com este avião.

Foi também um dos melhores ases contra a força aérea inglesa e norte-americana, tendo no entanto sido abatido 19 vezes, escapando de pára-quedas 9 vezes. Foi ferido 14 vezes.

Em 1950, num encontro de antigos pilotos, Eder ouviu um piloto polaco contar as histórias do seu encontro com um piloto alemão que o poupara por mais de uma vez...Nesse dia Eder e Gladych finalmente conheceram-se.

O Major Georg-Peter Eder ainda é vivo com 85 anos de idade.


Major Georg-Peter Eder com a sua Ritterkreuz(1944)



Major Eder a descrever um combate a um dos seus pilotos(1943)

Saturday, August 06, 2005

Major Walter Nowotny (1920-1944) 

Walter Nowotny nasceu a 7 de Dezembro de 1920 em Ceske Velenice/Gmünd perto da fronteira entre a Checoslováquia e a Austria.

Em 1939, com apenas 19 anos, alistou-se na Luftwaffe onde se treinou para piloto de caça. Foi colocado numa unidade operãcional em Fevereiro de 1941 onde pilotava o caça Messerschmidt Bf109. Conseguiu as suas duas primeiras vitórias no dia 19 de Julho desse ano contra a aviação russa mas foi abatido nesse mesmo dia. Saltando de páraquedas sobre o mar, Nowotny ficou á deriva num barco de borracha durante três dias antes de chegar a terra firme.

No final de 1941 Nowotny já aumentara o seu número de vitórias para 10 vonado na frente russa.

Durante o ano seguinte continuou a aumentar a sua lista de vitórias. No dia 20 de Julho de 1942 abateu cinco aviões russos. No dia 8 de Agosto abateu 7 aviões no mesmo dia.

No dia 11 de Agosto, após abater dois caças russos, Nowotny foi atingido e o seu avião ficou em chamas. Apesar de ligieramente ferido conseguiu levar o seu avião até á base.

Com o seu score em 56 vitórias, Nowotny recebeu a Ritterkreuz(Cruz de Cavaleiro) a 4 de Setembro de 1942. Tornou-se comandante de esquadrilha a 25 de Outubro e em Março atingiu as 75 vitórias. Apenas durante o mês de Junho de 1943 Nowotny abateu o impressionante número de 41 aviões russos, tendo atingido as 100 vitórias no dia 8 desse mês.

A 10 de Agosto de 1943 Nowotny tornou-se comandante de todo um grupo de caça, com apenas 22 anos de idade.Nesse mês abateu mais 43 aviões inimigos, no rescaldo da batalha de Kursk, nove deles só no dia 13 de Agosto.

Setembro foi ainda melhor com 45 derrubes. Nowotny era agora um dos melhores ases alemães da frente russa e em toda a guerra.

Nowotny deixou a frente russa no dia 14 de Novembro de 1943 com um total de 255 vitórias pelo que recebeu os Brillianten para a sua Ritterkreuz, apenas o oitavo piloto alemão a receber tal honra até esse momento.

A partir desse momento Nowotny tornou-se a coqueluche do alto comando alemão servindo durante quase um ano como motivo de propaganda e de moral para as tropas.

Em Abril de 1944 tornou-se comandante de uma unidade de treino em França e em Setembro desse mesmo ano foi colocado como comandante da unidade de caça Komando Nowotny, na Alemanha onde começou a pilotar o novo Messerschmidt 262, o primeiro caça a jacto da História.

Apesar de alguns problemas com os novos caças, Nowotny e os seus homens tinham a missão de interceptar as grandes formações de Bombardeiros e caças Aliados que noite e dia sobrevoavam os céus da Alemanha e bombardeavam as suas cidades.

No dia 7 de Novembro Nowotny derrubou um bombardeiro norte-americano B-24. No dia seguinte Nowotny partiu para mais uma missão de intercepção acompanhado pelos pilotos Heinz Baudach e Hans Schall em três Messerschmidts 262.

Nowotny abateu dois bombardeiros tal como os seus dois companheiros. Foram depois atacados pela escolta de caças norte-americanos P-51 Mustang.

Perseguidos por dezenas de caças inimigos, os tres pilotos foram abatidos. Baudach e Schall conseguiram saltar em páraquedas, mas Nowotny não teve tanta sorte e morreu na queda do seu caça perto da cidade de Hesepe.

Nowotny voara 442 missões de combate na sua carreira onde abateu um total de 258 aviões inimigos, 255 deles russos.

Nowotny foi o 5 melhor ás alemão da guerra e da história da aviação.


Major Walter Nowotny


Nowotny no cockpit de um caça Focke Wulf 190 depois de abater a sua 215ª vitória
(Setembro de 1943)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?