<$BlogRSDUrl$>

Friday, February 10, 2006

Major Robert John Orton Compston (1898 - 1962) 

Robert Compston nasceu na Inglaterra a 9 de Janeiro de 1898, filho de um vigário.

Em Agosto de 1915 com apenas 17 anos de idade, e em plena primeira guerra mundial, Compston alistou-se no Royal Navy Air Service, a embrionária força aérea da Marilha Real Inglesa.

Tornou-se piloto e em Outubro de 1916 integrou a formação do 8 Naval Squadron, uma das primeiras esquadrilhas de caça navais britânicas a operar em França, na frente de combate.

Com apenas 18 anos, Compston voava nos céus da costa Belga o pequeno e frágil caça Sopwith Pup. Com ele estavam vários pilotos australianos que se tornariam ases, como Robert Little, Stanley Goble e George Simpson.

A primeira vitória aérea de Compston foi no dia 26 de Dezembro de 1916 quando abateu um avião de dois lugares alemão, que caiu fora de controlo sobre a vila francesa de Cambrai.

No início de Abril de 1917 o 8 Naval Sqdn apoiou a ofensiva aliada no sector de Arras e no dia 5 desse mês Compston abateu um caça Halberstadt alemão perto da vila de La Bassée. Nesta altura Compston voava já um novo caça, o Sopwith Triplane, um novo modelo com três asas sobrepostas, que veio a dar origem ao famoso Fokker Triplano alemão. Com este avião Compston foi muito bem sucedido e até final de Junho de 1917 registou um total de 10 vitórias. Em Agosto foi condecorado com a Distinguished Service Cross.

Depois disso foi promovido a líder de secção e continuou a voar com o 8 Naval até Fevereiro de 1918 atingindo as 25 vitórias.

"For ability and determination when leading offensive patrols, in which he displays entire disregard of personal danger.
On the 1st January, 1918, he observed a new type twin-tailed two-seater enemy machine, which he attacked, firing a good many rounds at point blank range. The enemy machine dived, but was again attacked and went down vertically with his engine full on. The wings came off, and the machine was observed to crash. Later in the day Flt. Cdr. Compston observed two formations of ten and five Albatross scouts respectively. He attacked one of the enemy machines and sent it down in a flat spin and falling over sideways completely out of control.
On numerous other occasions Flt. Cdr. Compston has destroyed or driven down enemy machines completely out of control, and has frequently had more than one successful engagement in the same day." DSC Bar citation, Supplement to the London Gazette, 16 March 1918


Compston regressou a Inglaterra para descansar dos combates e para ser instructor de voo até que em Agosto de 1918 foi chamado para o comando do 40 Squadron, uma esquadrilha de caça da RAF que operava o avião SE5a, e que comandou até ao final da Guerra a 11 de Novembro de 1918 sem registar qualquer outra vitória.

Compston morreu a 28 de Janeiro de 1962 aos 64 anos de idade.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?