<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, June 06, 2006

Walter Göttsch (1896-1918) 

Nascido em 1896 perto de Hamburgo, na Alemanha, Göttsch com 19 anos de idade alistou-se no exército e combateu nas trincheiras em França durante um ano.

Em 1916 candidatou-se e foi aceite na aviação onde começou por ser observador em aviões de reconhecimento. Treinou depois para ser piloto e após completar o treino foi colocado num esquadrilha de caça em Setembro de 1916, algo só atribuído aos melhores pilotos.

A sua esquadrilha, a 8, fui uma das primeiras esquadrilhas de caça a ser formada pela
Força aérea alemã e logo foi lançada contra a aviação Britânica na região da Flandres.

Entre Novembro desse ano e Fevereiro de 1917, conseguiu derrubar cinco aviõers ingleses e destruir um balão de observação belga, tornando-se num ás. no dia 3 de Fevereiro foi ferido em acção mas regressou em Abril e derrubou mais seis aviões inimigos até ir de licença em Maio e Junho.

Regressando em Junho foi de novo ferido no dia 29 desse mês apenas recuperando em Setembro. Nesse mês abateu três aviões inimigos até ser novamente abatido e ferido com gravidade no dia 25.

Göttsch, com 17 vitórias e três ferimentos foi comdecorado com a Ordem da Casa real de Hohenzollern, com apenas 21 anos de idade.

Em Março de 1918, já recuperado dos ferimentos, foi chamado para comandar a esquadrilha de caça numero 19 durante a grande ofensiva da primavera alemã.

Neste período Göttsch pilotou um Fokker Triplano decorado com uma suastica branca, a sua marca pessoal. Nesta esquadrilha derrubou mais três aviões inimigos. A sua ultima vítima foi derrubada no dia 10 de Abril de 1918. Um avião de observação inglês foi gravemente danificado pelo ás alemão e começou a perder altitude. Göttsch aproximou-se para verificar a sua queda mas o observador ingês , que ainda estava vivo, disparou um tiro certeiro contra o Fokker que ficou seriamente danificado e se despenhou matando Göttsch perto da vila francesa de Amiens.


Tenente Walter Göttsch

This page is powered by Blogger. Isn't yours?