<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, March 06, 2007

Hulagu Khan 

Hulagu foi um dos netos de Genghis Khan e herdeiro de parte do império mongol formado pelo seu avô.

O seu pai Tolui, era o filho mais novo de Ghengis Kahn e um dos principais generais mongóis. Os nobres elegeram Tolui como novo Khan após a morte de Ghengis mas Tolui cumpriu a vontade de seu pai entregou o poder ao seu irmão mais velho Ogedei, mais capaz para a política.

Tolui teve quatro filhos, Mongke, Hulagu, Arik Boke e Kubilai. Após a morte de Ogedei em 1247, Mongke foi eleito novo Khan do império, e governava a partir da capital mongol de Karakorum.
A Hulagu, que contava 30 anos de idade nessa altura coube o domínio Oeste do império, demoniado o Ilkhanato, que incluía a Pérsia, o Médio Oriente e parte da actual Russia.

Hulagu foi encarregado pelo seu irmão de conquistar os reinos muçulmanos do médio oriente e Egipto e penetrar depois na Europa. Para isso Hulagu dispunha de um formidável exército de 200 mil cavaleiros mongóis.

O território da actual Palestina era nessa altura palco ainda das Cruzadas em que os estados cristãos de degladiavam com os reinos muçulmanos. No entanto o primeiro alvo de Hulagu foi a cidade de Bagdad, capital do califado Abássida.

O califa menosprezou a ameaça mongol desafiando Hulagu. O chefe mongol enviou a seguinte mensagem ao califa:


"When I lead my army against Baghdad in anger, whether you hide in heaven or in earth
I will bring you down from the spinning spheres;
I will toss you in the air like a lion.
I will leave no one alive in your realm;
I will burn your city, your land, your self.
If you wish to spare yourself and your venerable family, give heed to my advice with the ear of intelligence. If you do not, you will see what God has willed."

Em 1257 o exército Mongol montou cerco a Bagdad. Após alguns conforntos entre as duas forças, os mongois conseguiram derrubar alguns diques no rio Tigre e inundaram o terreno na rectaguarda do exército muçulmano. Os que não morreram afogados foram encurralados e dizimados.

Os Mongois atacaram então a cidade e numa semana conseguiram quebrar as defesas e entrar na cidade. O que se passou depois foi um dos piores massacres e pilhagens da História. Durante uma semana as tropas de Hulagu matatram saquearam e desturíram Bagdad, que na época era uma das mais importantes e desenvolvidas cidades do mundo. O próprio califa foi obrigado a assistir ao espectáculo e depois morto. A cidade ficou destruída e desabitada durante séculos.

Hulagu dirigiu-se depois para a Siria que depois de ouvir os relatos do que se tinha passado em Bagadad não ofereceu resistencia de maior e foi ocupada pelos Mongois. Em 1258 Hulagu preparou o proximo passo da campanha, conquistar o Egipto. No entanto, nesse ano, o seu irmão Mongke morreu e Hulagu foi forçado a regressar a Karakorum para participar na eleição do novo Khan. Na Siria deixou apenas uma pequena parte do seu exército liderado pelo seu melhor general Kitbuka.

Hulagu permaneceu na Mongolia durante 3 anos. Nesse tempo os Turcos Mamelucos tomaram o poder no Egipto atraves de um golpe militar e pouco tempo depois derrotaram Kitbuka na batalha de Ain Jalut. Toda a Siria se levantou contra os ocupantes Mongois, e estes foram obrigados a retirar.

Em 1262 Hulagu regressou aos seus domínios e preparou nova campanha para vingar a sua derrota. No entanto, o seu sobrinho Berke que se havia convertido ao islamismo, tinha-se insugido contra o selvagem saque de Bagdad e aliara-se aos Mamelucos contra o seu tio.


Hulagu viu-se assim envolvido numa guerra civil, em que não conseguiu reunir todo o seu poder contra os Mamelucos mas teve de lutar também contra as tropas Mongois de Berke. Em 1263 tentando entrar na região do Cáucaso onde se encontrava o grosso das forças de Berke, os dois exércitos defrontraram-se naquele que foi o primeiro conforonto entre forças Mongóis. Hulagu foi derrotado e a unidade do império construído por Ghengis Khan começou a ruir.


Hulagu não veria a sua vingança contra os Mamelucos satisfeita morrendo em 1265 aos 58 anos de idade. O seu funeral foi o primeiro e ultimo dos Ilkhanatos onde ocorreram sacrifícios humanos em honra do monarca defunto. Sucedeu a Hulagu o seu filho Abaqa.



Imagem de Hulagu Khan descansando durante uma caçada.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?