<$BlogRSDUrl$>

Monday, January 08, 2007

A bolsa de Tcherkassy (1944) 

No início de 1944, o exército alemão recuava constantemente sob o impeto do avanço soviético.

Depois das terríveis derrotas de Estalinegrado (início de 1943)e de Kursk (Verão de 1943), as forças germanicas ficaram seriamente debilitadas no Leste, e os russos, reforçados com tropas e equipamento frescos, atacaram em força fazendo os alemães recuar através do Cáucaso e da Ucrania em batalhas sanguerentas e sem quartel.

Em janeiro As forças alemãs do Grupo de Exércitos do Sul do General Erich Manstein defendiam uma linha ao longo do rio Dniepre, sendo que dois corpos de exército liderados pelos generais Stemmermann e Lieb ocupavam um saliente nessa linha, entre as vilas de Korsun e Tcherkassy. Esses dois corpos, num total de 56 mil homens estavam numa posição particularmente vulneravel a um ataque e posterior cerco por parte dos russos. No entanto Hitler proibira quaisquer reitradas, sendo que se deveriam manter as posições até ao ultimo homem.

O ataque aconteceu a 18 de Janeiro sob temperaturas de 30 graus negativos. As tropas sovieticas dos Generais Vatutin e Konev envolveram os dois corpos de exército alemães, para de seguida os aniquilar.

Vendo a situação desesperada das tropas no saliente, Manstein organizou uma ofensiva de socorro para furar o cerco e permitir a saida das tropas cercadas. O 3º Corpo de Panzers do General Breith atacou, mas Hitler ordenou que se cercassem as forças russas o que limitou a eficacia da operação de socorro.

Após varios dias de intenso combate, o 3 Corpo de Panzer foi parado no pequeno rio de Gniloy Tikich, onde as força cercadas tentariam chegar para escapar ao cerco.

Nessa altura, as forças cercadas, lideradas por Stemmermann lutavam desesperadamente contra as investidas russas. Movendo-se na direcção do 3 Corpo de Panzers, os alemaes capturaram as vilas de Shanderkova, Novo-Buda e Komarkova em terriveis ataques nocturnos de arma branca para nao alertar toda a frente inimiga dos seus movimentos. O regimento que capturou Novo-Buda aguentou-se sem apoio durante duas semanas repelindo mais de cinquenta ataques sovieticos de tanques e infantaria.

A 16 de Fevereiro as homens de Stemmermann realizaram a sua fuga desesperada atraves da neve e do fogo russo em direcção ao 3 Corpo de Panzers pela passagem que ficou conhecida como "Hells Gate".

As primeiras forças alemãs passaram durante a noite sem que os russos dessem pela sua fuga, envolvendo-se apenas em combates locais. Mas depois do amanhecer os russos aperceberam-se que as forças que haviam cercado se escapavam e lançaram um violento ataque. Os tanques sovieticos T-34 avançaram pela neve esmagando os fugitivos e disparando sem quartel.

Muitos alemaes pereceram nas aguas geladas do rio mas, espantosamente, o grosso dos homens de Stemmermann escapou ao cerco, mas o seu lider morreu em combate perto do rio.

Cerca de 35000 tropas alemas muito maltratadas escaparam do cerco. Cerca de 19 mil morreram ou foram capturados pelos russos.


General Erich von Manstein


General Nikolai Vatutin


General Ivan Konev

This page is powered by Blogger. Isn't yours?