<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, August 28, 2007

Reginald Theodore Carlos Hoidge 

Reginald Hoidge nasceu a 28 de Julho de 1894 em Toronto no Canadá.

A Primeira Grande Guerra começou quando Hoidge tinha 20 anos de idade, e logo se alistou para servir em França com a força expedicionária canadiana.

Eventualmente conseguiu juntar-se ao Royal Flying Corps e os seus dotes como piloto fizeram com que em 1917 fizesse parte do 56 Squadron, a esquadrilha de elite inglesa que se estava a formar em França e que contava nas suas fileiras com o maior ás inglês da altura, o jovem Albert Ball, e que iria ser enviado para França em Abril desse ano, operandoo novo caça SE5, o mais avançado da época e do qual os britânicos esperavam muito.

O 56 Squadron iniciou oerações em Fança em finais de Abril de 1917, um mês terrível para o RFC que durante a Batalha de Arras ás mãos dos Albatros alemães sofrera perdas como nunca havia sofrido até então, ficando esse mês conhecido como "Bloody April" para os aviadores britanicos.

No entanto esta nova esquadrilha vinha para equilibrar a situação. Todos os seus integrantes eram pilotos dotados e muitos deles eram jovens das melhores famílias inglesas.

Nas primeiras semanas Ball conseguiu numerosas vitórias, muitas vezes enfrentando a esquadrilha do famoso Barão von Richtofen, o principal culpado da dificil situação do RFC. No dia 7 de Maio o 56 Squadron liderado por Albert Ball e o sul africano Henry Meintjes enfrentou mais uma vez a esquadrilha de Richtofen. O combate foi renhido e no final Dois pilotos do 56º não regressaram á base, um deles era Ball. O maior ás ingles havia morrido ás mãos do irmão mais novo do Barao vermelho, Lothar von Richtofen. Nesse combate Hoidge abateu dois caças Albatros, um deles juntamente com os seus companheiros Meintjes, Lewis e Melville.

Até ao fim do mês de Maio Hoidge abateu mais cinco aviões inimigose tornou-se num dos mais eficazes pilotos da esquadrilha.
Hoidge continuou em operações durante todo o mês de Junho de Julho derrubando numerosos aviões alemães. Quando no fim de Julho tirou um mês de descanso contava com 17 vitórias e era o melhor ás da esquadrilha.

Quando regressou em finais de Agosto a esqudrilha já contava com um sucessor á altura de Ball. Era James McCudden, que apesar dos seus 22 anos de idade era já piloto de combate desde o início da guerra. Sob a liderança de McCudden o 56 Squdron viveu tempos aureos. Durante o difícil mês de Setembro Hoidge e os seus companheiros foram terríveis adeversários para os alemães. O famoso Circo Richtofen estava de novo no seu sector e os verdes SE5 combatiam diariamente os Albatros coloridos do Barão Vermelho.

Um dos maiores ases da esqudrilha Richtofen era o jovem Werner Voss. em inicios de Setembro Voss começou a voar em combate com um dos dois primeiros prototipos do Fokker Triplano, o avião que o Barão Vermelho mais tarde imortalizou. Voss derrubaram 12 avioes ingleses em apenas 6 dias de combate com este aparelho.

Na tarde de 23 de Setembro de 1917 Hoidge encontrava-se em patrulha com vários dos seus companheiros sob a liderança de McCudden quando avistaram um Triplano prateado a atacar um caça inglês. Prontamente atacaram o alemão isolado mas rapidamente viram que lidavam com um mestre em combate aéreo. Era Werner Voss que incrivelmente se virava para os atacar a eles.

Durante mais de 10 minutos o Triplano voou entre eles disparando sempre que dispunha de um alvo. Os ingleses eram sete e quase todos foram seriamente danficados, incluíndo Hoidge. O combate no entanto terminou com o Triplano seriamente danificado pelo jovem ás Rhys-Davies despenhando-se violentamente. Era o incrível fim da carreira de Voss.

Hoidge voou com o 56º até ao fim do mês de Outubro, acumulando 27 vitórias. Foi então enviado para Inglaterra para descanso e para ser instrutor de novos pilotos.

Cerca de um ano depois as hostilidades continuavam em França mas era notório que a guerra caminhava para o fim e os alemães recuavam. Querendo voltar ao combate ainda antes do fim do conflito, Hoidge pediu para voltar a França, o que lhe foi concedido, sendo colocado no 1 Squadron que também voava SE5.

No dia 29 de Outubro de 1918 Hoide derrubou um caça Fokker DVII alemão. Foi a sua 28ª e ultima vitória da Grande Guerra, que terminaria 13 dias depois.

Hoidge faleceu em Nova Iorque em 1963.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?