<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, July 18, 2006

Ernst Udet - parte 3 

Julho de 1917

Udet acaba de se juntar à esquadrilha de caça 37 sob o comando do seu amigo Kurt Grasshoff. A unidade está baseada no aerodromo de Wynghene na Flandres, perto do canal da Mancha. Como opositores, Udet tem pela primeira vez o Royal Flying Corps britânico. Ao contrário dos fanceses, Udet não teme os ingleses mas respeita-os mais. Os franceses usavam tácticas de ataque e fuga, mas os ingleses lutam até ao fim sem fugir.

Udet é o piloto com mais vitórias na esquadrilha mas também um dos mais jovens. No dia 28 de Setembro mostra todo o seu valor, atacando de surpresa e derrubando em poucos segundos três caças ingleses. Grasshoff ao saber deste feito indicou-o como comandante da esquadrilha na sua ausencia, o que se veio a verificar em Novembro quando foi transferido para a Macedónia.

No entanto Udet também passou maus bocados nos céus da Flandres nesse final de 1917. Uma vez o seu caça Albatros foi atingido por 21 balas inimigas, mas Udet conseguiu regressar incólume. Noutra ocasião o seu caça foi gravemente danificado e ao aterrar, Udet capotou, mas de novo conseguiu sair ileso do acidente.

Em Março de 1918, Udet tinha acumulado 20 vitórias aéreas e era um dos principais ases alemães. Nessa altura o exército alemão preparava-se para uma ofensiva, e toda a frente de combate se preparava. Num dia de chuva surgiu no aerodromo da Jasta 37, perto de Le Cateau, o ás dos ases alemão e o homem mais importante da força aérea, o Barão Manfred von Richtofen. Numa curta conversa o Barão convidou Udet a juntar-se à sua esquadrilha, o famoso "Circo Richtofen", onde estava a elite dos pilotos de caça alemães. Sem hesitar Udet aceitou, e poucos dias depois integrava a sua nova unidade.

Na sua primeira missão voou com Richtofen, e logo conseguiu destruir um aviao de observação ingles. No dia seguinte derrubou um caça britanico num duelo a dois, e 7 dias depois novo caça ingles caiu sob o seu fogo. No entanto esta boa sorte teve de ser interrompida. Um problema num timpano levou Udet para o hospital no dia 6 de Abril de 1918. O médico disse que seria muito dificil Udet voltar a voar, e foi enviado para recuperação para Munique.

De volta a casa e à sua familia, Udet recebeu a noticia de que tinha sido condecorado com o mais alto galardão alemão, a Ordem Pour le Mérite, dada aos pilotos com mais de 20 vitórias. Usando essa medalha que todos os pilotos desejavam passeou pelas ruas de Munique com a sua noiva Eleonore Zink, reparando em todos os que notavam na Ordem, no seu colarinho.

Um dia recebeu noticias da esquadrlha. O Barão von Richtofen tinha morrido em combate. Udet sentiu muito a morte de alguém que admirava, tal como todo a Alemanha. Nos dias que se seguiram, Udet sentiu que o seu lugar era de volta à Frente e aos seus comapnheiros e, apesar de a sua noiva lhe pedir para não ir, numa manhã de Maio Udet regressou ao Circo Richtofen.


Udet em fato de voo, com os Albatros da Jasta 37 atrás de si.


Udet e a sua noiva Eleonore Zink. Em todos os seus aviões Udet tinha pintadas as letras LO, o nome afectuoso que chamava a Eleonore.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?