<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, January 28, 2004

Charlie Chaplin 

Recebi um mail com esta frase de Chaplin.
Para mim foi o maior humorista do século XX e uma das maiores personalidades desse século.
Os seus filmes são geniais e esta frase também. Morreu em 1977 mas fica para a História.

Visão de vida segundo CHARLES CHAPLIN :

>
>
>"A coisa mais injusta sobre a vida é a maneira como ela termina.
>Acho que o verdadeiro ciclo de vida está todo de trás para frente.
>Nós deveríamos morrer primeiro, para nos livrar logo disso.
>Depois viver num lar de terceira idade, até ser corrido de lá para fora por estar muito novo.
>Receber um relógio de ouro e ir trabalhar.
>Então trabalha-se 40 anos até ficar novo o suficiente para poder aproveitar sua reforma.
>Aí você curte tudo, bebe bastante álcool, faz festas prepara-se para faculdade.
>Depois você vai para o colégio, tem várias namoradas, torna-se criança, não tem nenhuma responsabilidade, torna-se um bebezinho de colo, volta para o útero da mãe e passa os últimos nove meses de vida flutuando...e termina tudo com um óptimo orgasmo !!!
>Não seria perfeito? "
>
> Charles Chaplin


Sunday, January 25, 2004

Domingo de manhã 

Sunday morning,
Matin de dimanche,
Domenica di mattina,
Sontag morgen....




Friday, January 23, 2004

Simpsons(yet again) 

Homer: (ashamed of drinking too much)

- The answer to life´s problems is not in the bottom of a bottle.... IT´S ON TV!

Wednesday, January 21, 2004

Simpsons 

Mr. Burns (looking at Homer from the distance):

- I could crush him like an ant, but it would be too easy. Revenge is a dish that is best served cold. I´ll just bide my time and... oh what the heck i´ll just crush him like an ant.

Monday, January 19, 2004

Invasão árabe da Peninsula Ibérica 

Corria o ano de 711 d.C. A Península estava sob o controle dos povos Godos, governados pelo rei Witiza, com capital em Toledo. No Norte de África os exércitos do Islão submetiam os povos Bereberes e formavam um reino sob o governo do Emir Musa Ibn Nosseyr. A cidade de Ceuta era no entanto possessão Visigoda, governada pelo conde Julião, e resistiu aos ataques árabes.

Witiza foi derrubado do trono pelo conde Roderic que assumiu o seu lugar. No entanto muitos estavam contra Roderic, entre eles o conde Julião, que pedindo a ajuda dos árabes decidiu atacá-lo.

O Emir, vendo nisto uma oportunidade, enviou um exército para a Península sob o comando do General Tarik Ibn Zeyad. Desembarcaram junto a um monte a que deram o nome de Gebel Tarik (Monte de Tarik), que derivou para Gibraltar. A eles se juntou o conde Julião, formando um força de 12 mil homens que avançou pela península.

Roderic ao saber disto juntou um exército de perto de 20 mil homens e avançou ao seu encontro. Deu-se a batalha de Guadalete que terminou em derrota para os Godos. Roderic morreu no combate e Tarik avançou nas suas conquistas tomando Toledo sem oposição.

O Emir Musa avançou também para a peninsula reclamando o território conquistado, e entrou em conflito com Tarik, mandando prendê-lo. O conflito agudizou-se tanto que foi-lhes ordenado qque regressassem a África pelo Califa de Damasco. Nessa altura, a maior parte da Peninsula estava em mãos islamicas bem como todas as principais cidades.







Thursday, January 15, 2004

The Simpsons 

Homer - Well he may have all the money in the world, but there´s one thing he
can´t buy!

Marge - What´s that?

Homer - ... a dinossaur!



Wednesday, January 14, 2004

Ouvido 

Every time i smile
to wonder if i´m laughing at you,

and with every little grin
you dont want to be wondering,
just exactly what it is i´m taking pleasure in.

i guess the irony
will surely be
the death of me.


- Marillion -2001

Monday, January 12, 2004

A Batalha do Halbe (25-29 Abril 1945) 

1ª Parte - O Cerco do 9º Exército


Em Abril de 1945, o Exército Vermelho iniciou o seu ataque final a Berlim. Foi um ataque em massa contra defesas alemãs muito enfraquecidas e desorganizadas.
Os tanques e infantaria soviéticos avançaram principalmente pelas florestas, evitando as principais estradas, melhor defendidas.

A 24 de Abril, o 9º Exército alemão do General Busse foi completamente cercado nas florestas do Spree, a sudeste de Berlim. O General Wenck, que comandava o 12º Exército lançou o seu XX Corpo num contra-ataque de auxílio.

Nos dias seguintes deu-se um feroz combate pela cidade de Beelitz, nos arredores de Berlim. Muitos civis foram apanhados no fogo cruzado, e as divisões alemãs esforçavam-se por os ajudar a escapar do inferno dos combates. O General Wenck deu ordens para se abrir um corredor de saída para Potsdam ( um subúrbio de Berlim) e ajudar o 9º Exército.

As tropas cercadas na floresta eram compostas por divisões desmanteladas e enfraquecidas e muitos civis que fugiam aterrorizados do avanço soviético. No total, 80 000 pessoas estavam cercadas. A maior parte eram tropas do 9º Exército, mas também lá se encontravam tropas do XI Corpo Panzer SS, o V Corpo de Montanha SS, a guarnição de Frankfurt que escapara do cerco soviético à cidade e o V Corpo Panzer do 4º Exército e os civis.

Busse falou com Wenck e decidiu tentar furar o cerco para ocidente, juntando-se ao 12º Exército e depois para o rio Elba. A rectaguarda de Busse estava no entanto em constantes combates com as forças do General Zukhov, o que lhe iria atrasar os movimentos.

A 25 de Abirl, Busse decidiu ignorar as instruções de Hitler no sentido de defenderem Berlim nas suas posições. Restavam-lhe 31 tanques Panther e 10 King Tiger. Iria usá-los como ponta de lança para atacar o inimigo á sua frente, o rectaguarda do General Konev. Este previu o único local possível para o ataque alemão. A auto-estrada Berlim-Dresden. Reagiu ao fim do dia enviando o 3º Exército da Guarda do General Gordov para guarnecer a auto-estrada. No entanto permaneceu uma brecha nas linhas soviéticas.

Na manhã de 26 de Abril, a vanguarda de Busse atacou a partir da cidade do Halbe, descobrindo a brecha existente. O combate foi dantesco como descreve Fred Saalfeld, um soldado alemão que nele tomou parte:


Muitas casas estavam em chamas. O tiroteio era infernal. De todos os cantos se fazia fogo sem se saber onde estavam os nossos soldados ou os nossos inimigos. Centenas, melhor, milhares de mortos jaziam por toda a parte. Eram russos, alemães, mulheres, velhos e crianças, tudo misturado. O cheiro dos cadáveres era insuportável. Entre os mortos, centenas de feridos esvaíam-se em sangue, mas ninguém se importava com isso. Aqueles que tinham caído no meio das ruas eram atropelados , sem piedade, pelos carros de assalto e tanques de ambos os lados em conbate. Os gritos de dor e aflição enchiam o ar. A desorientação dentro da cidade era completa. Eu era soldado há quatro anos. Tinha entrado em muitas batalhas sangrentas, desde o Don ao Oder, mas nunca vira combate tão feroz, uma luta de vida ou morte como aquela.

O ataque foi bem sucedido e os alemães quebraram o cerco e atravessaram a auto-estrada. O General Luchinsky enviou as 50º e 96º Divisões de Atiradores de Guarda num contra-ataque desesperado. Também a aviação soviética foi chamada obrigando muitos alemães a recuar pela auto-estrada.

(continua)


Friday, January 09, 2004

Senhor dos Anéis - Guerra das Estrelas 

Pois é, são duas triologias, duas epopeias, e se virmos bem as histórias são parecidas senão vejamos:

GANDALF - OBI-WAN KENOBI
o velho feiticeiro vai preparar Frodo para a demanda do Anel tal como Obi Wan prepara Luke para ser JEDI, logo:

FRODO - LUKE
não são muito parecidos fisicamente mas o seu papel é similar nas duas histórias.

ARAGORN - HAN-SOLO
é ou não é? o solitário que vai ajudar o herói da história e que no fim fica com a miuda, que é senão:

ARWEN - LEIA
ambas são princesas e ficam com o herói(a Leia tem mais carisma na minha opinião)

SAM - R2-D2
os fiéis side-kicks do herói, tendo ao mesmo tempo algo de ridículo e de heróico.

PIPPIN/MERRY - C-3PO/CHEWBACCA
os palhaços da companhia são dois hobbits num filme e um robot dourado e um gigante peludo no outro.

SAURON - IMPERADOR
ora cá estão os senhores do mal de ambos os filmes, sempre na sua toca a exercer a sua má influência.

NAZGUL/SARUMAN - DARTH VADER
os braços direitos dos senhores do mal em ambos os filmes.

ANEL - FORÇA
ora em ambos os filmes há um poder místico que tudo controla...

MORDOR - ESTRELA DA MORTE
o covil do mal em ambos os filmes.

HOBBITS - EWOKS
as criaturinhas de ambos os filmes que mostram serem uns grandes valentes.

THEODEN - LANDO CALRISSIAN
o aliado do bem que participa na grande batalha. Destinos diferentes mas mesmo papel na história.

TERRA MÉDIA - GALAXY FAR FAR AWAY...
ambos sitios não conhecidos ou imaginários.

ORCS - SOLDADOS DO IMPÉRIO
os que estão lá para morrer ás mãos cheias.

Enfim, tem algumas parecenças...não quero com isto dizer que seja plágio. Nada disso. Ambas as histórias são epopeias épicas...e como tal têm uma estrutura base que vem das antigas sagas e baladas nórdicas que assim eram construídas na mitologia escandinava. Talvez George Lucas se tenha inspirado um pouco no seu antecessor Tolkien mas acho que ambos foram beber á mesma fonte se bem que Tolkien ainda consegiu ser mais criativo que Lucas. Mas ambos estão de parabéns!

JM



Lord of the Rings - crítica cinematográfica 

Pois é, já fui ver o melhor filme de sempre...duas vezes!

Falo concretamente do Regresso do Rei. Sim porque esta triologia dá nomes a cada uma dos filmes, diferentes do título geral. Não temos o primeiro filme a chamar-se "O Senhor dos Anéis" como acontece na Guerra das Estrelas...Ninguém sabes que o primeiro filme se chama "Uma Nova Esperança" ?

Ora sendo este o melhor filme de sempre, o que há a dizer? Tem a melhor história de sempre, tem o melhor realizador independente de sempre, os melhores efeitos especiais de sempre(Matrix? pfff), melhor adaptação de sempre...enfim acho que chega.

Um filme que torna a Guerra das Estrelas um filme se série B com uma história fraca (só por comparação claro) só pode ser o melhor de sempre. Já disse que acho que é o melhor filme de sempre?

Ah, os actores...Cumprem o seu papel, mas não vão ganhar nenhum Oscar como é obvio, nem era suposto.O Gandalf está muito bem..aliás, eu adoro Sir Ian McKellen, apesar de ser gay. Grande actor. Os Orcs também estiveram bem. A Liv Tyler é que não engana ninguém como elfa. Nem ela nem a outra, como é que se chama...a que fez de Elizabeth...Kate qualquer coisa. Os Trolls! Sim os Trolls estiveram muito bem. Good Performance!

****** - melhor filme de sempre!(seis estrelas)

JM

Thursday, January 08, 2004

Livro - D. Afonso Henriques 

Recebi pelo natal um livro que pensava comprar desde que saiu. A biografia de D.Afonso Henriques do Prof. Freitas do Amaral foi um livro que me despertou o interesse embora confesse que quando o folheei numa loja me apreceu algo curto e pouco aprofundado.

No entanto ao ler, verifiquei que está muito bem construído e coerente, e deu-me uma nova e mais completa perspectiva da vida do nosso primeiro rei, e um dos meus preferidos.

Consegue ser, a meu ver, bastante completo, e ao mesmo tempo sucinto e pouco pesado. A linguagem é simples, visivelmente destinado a jovens estudantes, por isso recomendo vivamente.

JM

Tuesday, January 06, 2004

Ouvido 

"To those who understand, i extend my hand
to the doubtful i command, take me as i am"

Novo Album dos Dream Theater 

Qual nao foi a minha surpresa quando andava pela secção de música do Corte Inglés quando vi que havia saído um novo album dos DT(abreviado). O ano passado tinham lançado um duplo album de estudio e não pensei que lançassem um tão rapidamente.

Decidi-me a comprá-lo quanto antes. Chama-se "Train of Thought" e tal como todas as bandas que gosto, comprei-o sem receios de desapontamento. E de facto assim foi. Não posso dizer que seja fã de Heavy Metal, nem de Musica Pop nas suas formas puras, mas gosto seim de bandas que misturem esses e outros elementos de maneira coerente e artística, o que faz com que essas mesmas bandas sejam muitas vezes postas á parte no mercado por não serem de um estilo concreto.

Pode-se dizer que os DT perfilam a estética Progressive Metal, se assim se pode chamar. Um mistura de Genesis dos anos 70 com o Metal e com o Hard Rock.
É o terceiro album que fazem com a mesma formação o que demosnstra uma grande unidade e coesão. Têm deixado a aura do Metal que os caracterizou no início, enveredando mais pelo Hard rock, mas sempre com a onda progressiva, ou seja, musicas de 7 minutos para cima e com arranjos muito complicados e poderosos, onde o virtuosismo musical predomina.

Este album é composto por 7 temas, o mais curto tem pouco mais de 7 minutos e o mais longo pouco mais de 14!. A musica é dominada pela incrível bateria de Mike Portnoy e pela guitarra não menos fabulosa de John Petrucci, mas onde os restantes membros se integram com não menos perícia.

Depois de um album conceitual e de um duplo album, os DT decidiram fazer "apenas" uma colecção de canções...Passaria por vulgar se cada tema não fosse um grande jorro de energia e poder musical que quase esgota a energia de quem o ouve.
Não é um album para todos, e eu próprio reconheço que só sendo um fã há algum tempo e conhecedor do percurso da banda me foi possível apreciar rapidamente este album. No entanto, todos os que gostem de música e apreciem verdadeiros músicos a actuar com força e maestria, vão, nem que seja aos poucos dar valor a este album e a esta banda.

Dia 12 de Fevereiro no Coliseu do Porto lá estarei para os ver.

PS - Bom Ano para todos os que leem este espaço(para os outros caguei né?)
JM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?