<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, April 27, 2004

Edward Mannock - 61 vitórias (o melhor britânico) 

Mannock nasceu em Aldershot, na Inglaterra em 1887. Quando a guerra começou, ele tinha 27 anos e trabalhava na Turquia numa companhia de telefones inglesa. Como a Turquia ficou em guerra com o Reino Unido, Mannock foi preso pelos Turcos e só conseguiu escapar por ter ficado seriamente doente, sendo repatriado em 1915.

Recuperando da doença, alistou-se no exército, no corpo de engenheiros. Alistou-se depois no Royal Flying Corps inglês onde foi aceite apesar de ser cego de um olho. O seu instrutor foi o já famoso ás inglês James McCudden, na Primavera de 1917. Mannock intergou em Abril a esqudrilha 40 do RFC, uma unidade de caça.

No início evitava o perigo sendo visto como cobarde pelos seus companheiros. No entanto após destruir um Balão de observação inimigo em Maio, as vitórias começaram a aparecer e em poucos meses tornou-se o mais bem sucedido piloto da esquadrilha. Mannock, ao contrário de muitos dos seus companheiros desenvolveu um ódio aos alemães, atacando-os com fúria, ao mesmo tempo protegendo os seus camaradas e sofrendo muito com as perdas.

Em Fevereiro de 1918 contando 16 vitórias, Mannock juntou-se à recém formada esquadrilha 74 onde pilotava o famoso caça SE5a. De Abril a Julho abateu perto de 40 aviões inimigos, defrontando muitas vezes os perigosos Circos Voadores alemães. Mannock foi depois posto no comando da esquadrilha 85, substituíndo William Bishop que fora retirado de serviço para não morrer em combate.

Mannock era reverenciado pelos seus homens e foi mesmo considerado o melhor líder de esquadrilha dos aliados. Foi apenas dois dias depois de ter assumido o comando da esquadrilha 85 que Mannock, no dia 26 de Julho de 1918, abateu a sua 61ª Vitória. O seu avião foi então atingido pelo fogo das antiaéreas inimigas e ficou em chamas despenhando-se nas linhas alemãs. Morreu assim em chamas depois de ter visto muitos inimigos caírem assim suas vítimas.



Thursday, April 15, 2004

Raymond Collishaw - 61 vitórias 

O quinto ás mais bem sucedido da Primeira Grande Guerra foi o canadiano Ray Collishaw. Nasceu em Novembro de 1893 na Columbia Britânica no Canadá. Durante a juventude foi marinheiro na marinha pesqueira canadiana e em 1916 alistou-se na aviação naval britânica(Royal Naval Air Service).

Começou por pilotar aviões de dois lugares mas tornou-se um dos primeiros piloto de caça do RNAS e deu nas vistas em inícios de 1917, mas teve de ir para o hospital por ter congelado a cara durante um voo.

Voltou em Abril assumiu o comando da esquadrilha 10 do RNAS. O seu avião era um Triplano(que depois os alemães copiaram criando ofamoso Fokker TRIPLANO). Entrou em acção durante o período de maior domínio aéreo alemão (Abril de 1917 ficou conhecido para a força aérea britânica como o Bloody April.

Depressa a esquadrilha de Collishaw tornou-se uma das melhores de toda a frente apenas superada pela de von Richtofen. Collishaw enfrentou várias vezes o circo Voador e ele e mais três pilotos obtiveram mais de 80 vitórias em menos de três meses sem sofrerem baixas.

No dia 6 de Julho, Collishaw foi o primeiro piloto a abater 6 aviões no mesmo dia. O seu triplano negro a que deu o nome de "Black Maria" foi um dos aviões que mais vitórias conquistaram durante a guerra.

Collishaw regressou a Inglaterra no final de 1917 mas com a ofensiva alemã de março de 1918 Collishaw regressou a França e tomou o comando da esquadrilha 203, desta vez pilotando um caça Camel.

Durante 1918 Collishaw obteve cerca de 20 vitórias e no fim da guerra tinha 61 confirmadas.

Depois da guerra Collishaw foi um dos muitos pilotos que combateram na guerra civil russa pelo lado dos Brancos contra os bolcheviques, e obteve mais algumas vitórias aéreas.

Collishaw fez carreira na Força Aérea e chegou a Vice Marechal do Ar. Morreu em 1976 na sua cidade natal.

">



Tuesday, April 13, 2004

Livro - O Silmarillion 

Acabei há uns dias de ler "O Silmarillion" de JRR Tolkien. Estou a escrever aqui sobre ele porque foi mais um daqueles livros que não consegui parar de ler até chegar ao fim. Já tentei ler o Senhor dos Anéis e consegui parar, mas este é realmente apaixonante.

O Silmarillion não é um história com um herói específico mas é o relato geral da história do mundo inventado por Tolkien, desde a sua criação até ao tempo descrito no Senhor dos Anéis. As personagens são os seus deuses, os seus seres as montanhas, os rios, os povos. É como a Bíblia daquele mundo.

Foi publicado já após a morte de Tolkien. O seu filho pegou num conjunto de textos sobre as origens e lendas antigas da Terra Média e compilou-os numa sequência narrativa contínua que deu origem a este livro.

O livro é apaixonante por que nos insere naquele mundo e nos faz acreditar nele. Apaixonandamente seguimos o destino de personagens e povos inteiros. Das intenções de Deuses e senhores do mal, dos caprichos de elfos e homens e dos seus destinos. No pano de fundo temos os silmarils, as jóias que ligam os deuses aos seres que eles criaram e que, a cobiça por eles levará á ruína do mundo.

Um livro que nos faz pensar no mundo real e nos seus mitos, e das suas origens e efeitos na sociedade.

Wednesday, April 07, 2004

Ernst Udet - o segundo melhor alemão 

Udet nasceu a 26 de Abril de 1896 em Frankfurt. Com apenas 19 anos de idade tornou-se piloto de caça num primitivo Fokker. Conquistou a sua primeira vitória aérea a 18 de Março de 1916 quando atacou sozinho 23 bombardeiros franceses.

Em Junho de 1917 quando voava sozinho foi atacado pelo ás dos ases francês Georges Guynemer com o qual lutou durante 10 minutos até as suas armas encravarem. Num acto de cavalheirismo Guynemer interrompeu o combate e partiu.

Em Outubro de 1917 Udet tornou-se comanadante da Esquadrilha(Jasta) 37 na Flandres, com apenas 21 anos de idade. Em Março de 1918 contava com 20 vitórias e foi convidado por Richtofen para integrar o seu Circo Voador. Na sua primeira missão com eles abteu um avião inimigo mas teve de regressar a casa a 6 de Abril com uma infecção no ouvido. Nesta altura recebeu o mais alto galardão alemão, a Ordem Pour le Mérite.

Udet regressou em Maio tornando-se comandante da Jasta 4. Ele e o seu companheiro Lowenhardt tornaram-se os melhores pilotos alemães em actividade com um ritmo de vitórias impressionante. A 29 de Junho Udet foi abatido e foi um dos primeiros pilotos a salvar-se de pára-quedas em combate.

Durante Agosto de 1918 Udet abateu mais de 20 aviões inimigos. A sua ultima missão foi em 26 de Setembro quando abateu dois bombardeiros americanos mas foi ferido. Acabou a guerra com 62 vitórias.

Udet foi o ás alemão com mais vitórias depois de Richtofen. Depos da guerra foi construtor de aviões, piloto nos filmes de Leni Riefenstahl, e em documentários em África. Participou em concursos de aviação nos EUA e em 1935 juntou-se à Luftwaffe do seu antigo comandante Hermann Goering.

Udet não era nazi, mas ajudou a construir alguns dos mais famosos aviões alemães da Segunda Grande Guerra. Em 1941 dscutiu com Goering e não aguentando a pressão das responsabilidades suicidou-se a 17 de Novembro. Os nazis deram-lhe honras militares e disseram que morrera a testar um novo avíão.



">


Friday, April 02, 2004

Ouvido 

"Se ao menos o teu olhar desse por mim ao passar..."

This page is powered by Blogger. Isn't yours?