<$BlogRSDUrl$>

Wednesday, May 24, 2006

Lido 

"Some people just don't get Marillion and their lives must be an emptier place for it. Marillion isn't a band. It is an addiction and for many, a religion. They come from far and wide to worship at the altar"

Glastonburt News

Tuesday, May 09, 2006

8 Maio 1945 - VE Day 

Há 61 anos, terminavam oficialmente na Europa, os combates da pior guerra da História, a Segunda Guerra Mundial

O conflito que se iniciara no dia 1 de Setembro de 1939 com a invasão da Polónia pelos exercitos alemães de Adolf Hitler e que alastrara a toda a Europa, Norte de África e Pacífico, tinha agora o seu primeiro climax final numa selvagem e sanguerenta batalha nos destroços da cidade de Berlim entre o Exército Vermelho e os desesperados defensores alemães.

A Alemanha cedera à loucura megalómana do seu Fuhrer e seguira-o para a guerra total contra o mundo. Desde finais 1941 com a derrota dos exércitos alemães frente a Moscovo que as forças germânicas recuavam em todas as frentes, apesar de algumas ofensivas em 1942 e 1943 que foram massacradas pelos Russos, casos de Estalinegrado e Kursk.

A Ocidente a resistência francesa,e as ofensivas aéreas britânicas e norte-americanas a partir de 1942 puseram a Alemanha em estado de sítio. Sistematicamente as cidades alemãs foram bombardeadas sem apelo nem agravo por crescentes vagas de bombardeiros aliados, e cidades como Hamburgo, Colónia e Dresden foram quase literalmente riscadas do mapa com centenas de milhares de vítimas.

A loucura continuou porque o feroz regime Nazi não admitia a derrota. Em Junho de 1944 os americanos e os ingleses desembarcaram em França no famoso Dia D. Mas para a Alemanha, essa era a menor das preocupações.

Do Leste, o poderoso Exército Vermelho arrasava as debilitadas forças alemãs, enfraquecidas pelas loucas ofensivas dos anos anteriores, e avançava irresistívelmente pela Ucrânia, e Polónia, pilhando, matando e destruíndo tudo á sua passagem. Soldados e população civil fugiam aterrorizados para Oeste, mas a fuga para o regime Nazi era traição. O dever de todo o alemão seria deter as hordas soviéticas ou morrer a tentar.

Os aliados concederam a Estaline o desejo de conquistar Berlim e com isso condenaram muitos milhares de alemães à morte.

Nos ultimos meses da guerra as populações fugiam e o seu objectivo era entregarem-se às forças norte-americanas e inglesas, mas poucos tiveram essa sorte.

A batalha de Berlim foi a mais selvagem de toda a guerra. Não foram dois exércitos que se defrontaram, mas sim um exército contra a população de uma cidade arrasada para quem a rendição não era um opção válida.

Os combates foram casa a casa, esquina a esquina, e implacávelmente os russos só pararam o seu selvagem ataque até terem o domínio total sobre a capital alemã e a sua bandeira vermelha estar erguida sobre o Reichstag. Hitler, suicidou-se no fim de Abril de 1945 e a 1 de Maio os russos dominavam a cidade. Pensa-se que cerca de 300 mil pessoas morreram nesta batalha cujo fim era ineviávelmente a vitória soviética

A 8 de Maio o Almirante Doenitz, o sucessor nomeado por Hitler assinou a rendção incondicional da Alemanha com os Aliados e assinalava assim o VE Day...Victory Day in Europe.

Terríveis combates continuariam no entanto até Agosto nas ilhas do pacífico entre americanos e Japoneses, que só se renderiam após as bombas atómicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?