<$BlogRSDUrl$>

Thursday, September 13, 2007

Hasso von Wedel (1893 - 1945) 

Hasso von Wedel nasceu a 12 de Maio de 1893 em Vogelsgang na Alemanha.

De família nobre, Wedel foi educado para ser oficial de cavalaria. Quando a Primeira Guerra Mundial rebentou, Wedel juntou-se às tropas do seu país acabando por se transferir para a emergente força aérea.

De início foi um observador, voando juntamente com um piloto e registando os movimentos das tropas inimigas e regulando o tiro da artilharia alemã.

Wedel voou com cinco unidades de observação diferentes e conseguiu derrubar um avião inimigo nessas funções a 22 de Setembro de 1916.

Sendo já um veterano como observador, Wedel conseguiu licença para se treinar como piloto de caça. Tendo concluído o treino, a sua primeira colocação numa unidade de caça foi no início de 1918 na recém formada Jasta(esquadrilha de caça) 75, baseada na região da Alsácia.

Durante a primeira metade de 1918 Wedel foi o comandante desta unidade que no entanto raras vitórias e combates registou por estar numa região relativamente calma. No entanto Wedel destruiu um Balão de observação francês a 16 de Maio. No dia 28 de Junho Wedel foi ferido em combate e enviado para um hospital para recuperar.


A recuperação não foi longa e no dia 15 de Agosto Wedel foi informado que recebera o comando do Grupo de caça 12 após o ferimento grave em acção do seu comandante, o ás Heinrich Kroll no dia anterior. Este grupo de caça agrupava as esquadrilhas 22, 24, 32, 42, 44 e 79. Wedel acumulou a lideranlça do Grupo com a liderança em combate da esquadrilha 24 sucendendo directamente a Kroll.


O Oberleutnant von Wedel revelou-se um líder competente e o seu Grupo de caça envolveu-se em numerosos combates com as forças aéreas Francesa e Britânica até ao fim da Guerra em Novembro. Wedel abateu nesse período 3 aviões inimigos.

Com a criação da Luftwaffe por Hitler nos anos 30, von Wedel reintegrou os quadros da nova força aérea juntamente com muitos dos seus companheiros da ultima guerra, em posições de comando.

No início da Segunda Guerra Mundial von Wedel era de novo piloto de caça, já com 47 anos de idade, aos comandos de um Messerschmidt Bf109.

Em Junho de 1940 a Luftwaffe atacou a Inglaterra e a resposta da RAF originou a chamada Batalha de Inglaterra. Hasso von Wedel fazia parte da esquadrilha de caça Jagdgeschader 3 com o posto de Oberstleutnant. No dia 15 de Setembro de 1940, um dos dias de comabtes mais violentos da Batalha de Inglaterra, o Messerschmidt de von Wedel foi abatido pela RAF sobre Inglaterra. von Wedel tentou fazer uma aterragem de emergência mas o seu avião acabou por se despenhar numa casa de campo, matando uma mulher e os seus dois filhos.

von Wedel saiu so seu avião ileso, mas consternado com as vítimas inocentes que o seu acidente provocara. Chorando e com as mãos na cabeça pediu desculpas a um polícia ingles que chegara ao local. Este limitou-se a oferecer-lhe uma chávena de chá.

Após algum tempo de cativeiro em Inglaterra, von Wedel foi repatriado pelos ingleses dada a sua idade (50 anos).

Em 1945 von Wedel encontrava-se em Berlin aquando do ataque soviético à capital alemã. Pensa-se que Wedel morreu durante a batalha em combate com as tropas soviéticas, tinha 52 anos de idade e lutara em duas guerra mundiais.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?